Festa junina integra profissionais e comunidade de Candelária

As unidades Básicas e de Saúde da Família de Natal estão reforçando suas ações de prevenção e promoção à saúde, com palestras, grupos culturais, eventos e caminhadas. Tudo para ampliar as possibilidades de acolhimento e o estímulo à adoção de práticas saudáveis na comunidade. O 5° Arraiá do grupo de cuidadores “Cuidando de Quem Cuida, realizado nessa terça (21), na Unidade de Saúde de Candelária, é um destes exemplos que conseguiu unir usuários, famílias e servidores, num momento de lazer, alegria e integração.

A festa, intitulada “Chapéu de Palha”, aconteceu com a participação de funcionários, familiares do grupo “Cuidando de Quem Cuida”, e também de pacientes dos grupos Hiperdia e de relaxamento (ioga e ginástica) da unidade. Na ocasião, os convidados puderam comemorar o São João, ao som de músicas regionais e organização de quadrilha matuta, desfile de fantasias, sorteios de brindes e degustação de comidas típicas.

“Este é o 5º Arraiá que realizamos para o grupo, mas também comemoramos diversas datas, como dias das mães, natal. E esses momentos são dias que podemos proporcionar aos familiares que cuidam desses pacientes com demências mentais, um dia de descontração e alegria, fazendo com que eles e nós profissionais possamos sair um pouco da rotina” comentou a enfermeira e coordenadora do grupo “Cuidando de Quem Cuida”, Betânia Maciel.

O grupo “Cuidando de Quem Cuida”, acolhe familiares que lidam com a doença de Alzheimer, Parkinson e outras demências na família, por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, enfermeira, nutricionista, assistente social e terapeuta ocupacional, com orientações aos familiares sobre como cuidar desses pacientes.

As reuniões do grupo acontecem todas as terças-feiras, a partir das 8 h00, na USB Candelária, localizada na Rua Barão do Açu, S/N, e são também uma ocasião de descontração e para troca de experiências entre os cuidadores.

A dona e casa e cuidadora familiar Delça Sena do aposentado Expedito Bezerra, de 82 anos, portador da doença de Alzheimer, comentou a satisfação pela organização da festa e falou um pouco sobre a sua rotina de amor, paciência e dedicação à saúde e bem estar do esposo.

“Estou feliz em está aqui participando e saindo um pouco da rotina. Descobri a doença do meu marido há três anos e sabia que não queria ficar parada vendo somente a evolução da doença. Por meio da minha filha, conheci este grupo que tem em ajudado muito com orientações dos médicos e, além disso, também aproveitamos para trocar as experiências vivenciadas cuidando dos nossos familiares durante toda a semana, e nos ajudarmos mutuamente”, destacou dona de casa Delça Sena.
Para a psicóloga da Unidade, Lúcia Carvalho, iniciativas como a festa junina, são uma extensão do trabalho desenvolvido nas reuniões e reforça o sentimento de grupo, entre familiares e funcionários, o que reflete em uma melhor assistência aos pacientes.

“No grupo Cuidando de quem Cuida, desenvolvemos um trabalho de apoio psicológico aos familiares dos pacientes com alguma demência, com rodas de conversas, onde as pessoas falam sobre suas angústias, dúvidas e medo. Estes momentos também fazem parte dos trabalhos, é um dia de descontração que os familiares podem ter e se sentirem mais acolhidos e à vontade com o ambiente” afirmou a psicóloga Lúcia Carvalho.

Outra cuidadora, que aproveita o evento para dançar as músicas juninas do início ao fim da festa, é a dona de casa Nelza Oliveira da Silva. Sua mãe, a aposentada Maria Santilha Pereira, de 85 anos é portadora da doença de Alzheimer e Nelza Oliveira vê no grupo “Cuidando de Quem Cuida” um apoio essencial para o seguimento saudável da rotina em sua casa.

“Gosto muito de participar destes encontros e principalmente das reuniões nas terças-feiras, pois aprendo muitas coisas e compartilho minhas dúvidas sobre esta doença. Estes reuniões são um dia de desabafo, acho que se não estivesse participando deste grupo estaria muito mal”, destacou.