Agentes de Segurança Patrimonial da Prefeitura são qualificados pela Semdes

Um grupo de 52 Agentes de Segurança Patrimonial da Prefeitura do Natal recebeu na tarde desta terça-feira (26), em solenidade realizada no auditório da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), os certificados de participação nos cursos de capacitação em primeiros socorros e também no projeto Olhar Seguro.

No primeiro caso, os agentes foram treinados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante oito horas, e no segundo caso foram capacitados por instrutores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), com 120 horas de carga horária. As aulas foram ministradas no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

Os agentes foram treinados na prevenção e combate a incêndios, legislação aplicada, defesa civil, defesa pessoal e uso da tonfa (cacetete), relações humanas, ética e cidadania, noções básicas de primeiros socorros, entre outros temas.

O titular da Semdes, Carlos Paiva, destacou a importância destes dois cursos para a categoria dos Agentes de Segurança Patrimonial do executivo municipal natalense. “Esta era uma categoria que estava esquecida pelo poder público e agora resolvemos resgatar sua autoestima, por meio da qualificação profissional”, ressaltou o secretário Carlos Paiva.

Pastorando
O curso teve o objetivo de preparar estes servidores, a maioria deles com mais de 20 anos de atuação no serviço público, para também contribuírem na prevenção da área da segurança pública municipal. “Acabou o tempo destas pessoas ficarem apenas ‘pastorando’ os prédios públicos de nossa cidade”, ressaltou o titular da Semdes.

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Aldair Rocha, presente ao evento, destacou a integração entre os poderes públicos municipal e estadual na melhoria da segurança em Natal. “Já estamos integrados por meio da atuação da Guarda Municipal dentro do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), junto com as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep)”, informou.

O titular da Sesed acrescentou que esta parceria será estendida com os Agentes de Segurança Patrimonial, que receberam seus certificados na tarde desta terça-feira (26). Estes servidores atuam em hospitais, unidades de saúde, escolas e passarão a participar do projeto “Comunidade em Paz”, lançado recentemente pelo Governo do Estado, por intermédio do programa “Olhar Seguro”. “Direto dos seus locais de trabalho, os agentes passarão a dar apoio ao Ciosp, informando, por meio de uma ligação de emergência, sobre atitudes suspeitas, ocorrências policiais, que seriam recebidas diretamente pela Guarda Municipal”, informou o secretário Aldair Rocha.

O secretário Carlos Paiva também destacou a importância desta parceria com o Governo do Estado e disse que os agentes serão treinados por integrantes da Guarda Municipal e Polícia Militar, sobre como atuar junto a ocorrências polícias e desta forma passarem a integrar definitivamente o Comunidade Segura.