SMS alerta a população no Dia Mundial contra as Hepatites Virais

A Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS) preparou uma programação especial de ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta quinta-feira, 28 de julho. Amanhã, das 10 às 18h, profissionais da SMS realizarão orientações sobre a doença, além de vacinação contra hepatite B, teste rápido para a hepatite B e HIV/AIDS, e distribuição de preservativos, no espaço do shopping Midway Mall.

Além disso, desde a última terça-feira (26), palestras e rodas de conversa estão sendo desenvolvidas em escolas e unidades de saúde nos cinco distritos sanitários da cidade e as inspeções a estabelecimentos de tatuagens e Piercing e salões de beleza foram intensificadas pelo Setor de Vigilância Sanitária. Tudo para conscientizar a população sobre os riscos e também sobre as formas de prevenção e tratamento destas infecções. De 2007 a 2010, foram confirmados 1.525 casos de hepatites virais no Rio grande do norte.

“A importância das inspeções feitas em estabelecimentos de beleza e tatuagens é fundamental, pois nesses locais os profissionais, como manicure e os tatuadores, devem estar em dia com a vacina contra as hepatites virais, já que manuseiam diretamente materiais cortantes e correm o risco de entrar em contato com o sangue, podendo adquirir alguns tipos de hepatites e também transmitir aos clientes. Além disso, o uso de instrumentos esterilizados ou descartáveis é obrigatório nesses locais”, explica o coordenador do Núcleo de Informação Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária de Natal, Carlos Magno Oliveira.

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto, destaca que só existe vacina para hepatites do tipo A e B. Os outros tipos de hepatites virais são evitados somente por atitudes de prevenção. Ela ressalta ainda que a hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível que contamina até 100 vezes mais do que o vírus HIV.

A vacina contra a hepatite B é ofertada pelo Sistema Único de Saúde e se encontra disponível em qualquer unidade de saúde do município. Já a vacina da hepatite A não é disponibilizada nos postos de saúde. O portador deve ser encaminhado, com receita especificando sua condição, ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que fica localizada no Hospital Giselda Trigueiro, onde receberá a vacina, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde

A vacina para ficar imune a hepatite B é ofertada a toda a população, principalmente a jovens de até 24 anos (inclusive), com demanda aberta e, a partir de janeiro de 2012, o Ministério da Saúde irá ampliar a imunização para pessoas de até 29 anos.

Hepatite C, D e E

O vírus da hepatite tipo C (HCV) é transmitido principalmente por meio do sangue. Raramente é transmitido por ato sexual ou durante o nascimento (pelo contato de sangue contaminado da mãe com o feto). O tratamento da hepatite C é feito através de medicação.

As formas de prevenção da hepatite C são similares à hepatite B. Porém, não há vacina para a hepatite C. Não havendo imunização contra este tipo da doença, os cuidados relacionados à prevenção de contágio devem ser redobrados. Assim como na hepatite B, muitos casos de hepatite C tornam-se crônicos, necessitando de tratamento.

A hepatite D é transmitida através de sangue contaminado. Esta doença só ocorre junto com a transmissão da hepatite B, ou em um indivíduo que já seja portador da hepatite B. Ou seja, é preciso haver o vírus da hepatite B para que a hepatite D também seja transmitida.

O vírus da hepatite E é transmitido através da ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas infectadas. Também não há vacina e não há tratamento específico para este tipo. Geralmente esta doença é limitada, e espera-se que o organismo do paciente reaja sozinho e fique curado após algumas semanas do contágio. A prevenção é feita com saneamento básico adequado, higiene pessoal, higiene de alimentos e da água. Não há vacina para a hepatite E.