BID garante apoio à Prefeitura do Natal para contratação de recursos

A Prefeitura do Natal espera obter do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a liberação de R$ 100 milhões, a título de financiamento, a fim de custear as contrapartidas das obras de infraestrutura urbana da Copa 2014. Em audiência realizada no início da tarde em Brasília, a prefeita Micarla de Sousa obteve a sinalização do BID, sobre o pleito apresentado. As obras de infraestrutura urbana se destinam a beneficiar vários pontos da cidade. Os projetos ainda passarão por algumas avaliações técnicas para adequar a necessidade do município ao modelo de operação de crédito do banco.

A notícia foi anunciada no início da tarde desta quarta-feira em Brasília (DF), durante encontro entre a prefeita do Natal, Micarla de Sousa e o representante do BID no Brasil, o colombiano Fernando Carrillo Florez. “Demos um passo importantíssimo para execução destes serviços em Natal. Dessa forma, recursos municipais que teríamos que destinar às obras da Copa, poderemos direcionar para outros setores da administração municipal”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Vagner Araújo, informou que os recursos serão liberados pela instituição financeira, através da linha de desenvolvimento urbano. “Uma equipe técnica do BID virá no próximo mês para Natal para conhecer os projetos e locais das obras e para, a partir daí, definir o valor exato que será liberado”, informou o titular da Segelm.

Já o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo Florez, estará em Natal nos dias 18 e 19 de agosto, encerrando a missão do banco na capital natalense. O secretário Wagner Araújo informou ainda que os recursos serão liberados de acordo com o cronograma das obras.

Financiamento especial

Estes recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para Natal, estão dentro do lote de 9 bilhões de dólares, especialmente para financiar projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014 nas 12 cidades-sede do evento.

Os empréstimos complementarão os investimentos da União e dos governos estaduais e municipais. “A maior parte dos recursos será para custear projetos de infraestrutura rodoviária, de transporte público e de saneamento básico”, explicou o colombiano Fernando Carrillo-Flórez, representante do BID no Brasil.