PETI incentiva cultura entre os jovens natalenses

Cultura, lazer e conhecimento. Com base nessas três palavras, cerca de 100 crianças beneficiadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irão participar na tarde desta sexta-feira (29), de um ciclo de atividades com o a temática voltada para Diversidade Cultural do Estado. A ação será realizada no Núcleo de Ação Social de Cidade da Esperança, que executa os trabalhos do PETI no bairro.

A programação do evento contará com apresentações de dança, teatro e mamulengo, tem o objetivo de incentivar a valorização da cultura da região, se apropriando também de elementos derivados das diversas culturas brasileiras. “Fazemos a cada três meses esse ciclo de atividades culturais exatamente para que as crianças atendidas no núcleo aprendam, em momentos de coletivos, os elementos que constituem o universo cultural do Estado, como o folclore que será trazido pelas crianças do PETI do Município de Ceará Mirim em uma apresentação dança”, explica Maria Marinalva Gama, coordenadora do PETI Cidade da Esperança.

De acordo com a coordenadora, esse tipo de atividade gera oportunidade, obedecendo o planejamento do programa, para que seja criado um espaço para inserção social dos usuários nas comunidades. “Os trabalhos desenvolvidos pelo PETI buscam, além da erradicação do trabalho infantil na cidade, a oportunidade de inserção desses usuários nas comunidades em que vivem, de maneira pró-ativa e participativa. Nesse caso é importante destacar que a cultura é o foco dessa ação, então iremos oferecer para as crianças cordeis, apresentações de mamulengo, xaxado, tudo para manter viva nossa cultura", finaliza a coordenadora.