Governo Federal reconhece estado de emergência em Natal

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em que se encontra o município de Natal, em decorrência dos elevados índices pluviométricos. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Na prática, o Governo Federal avalia como justo o pleito da Prefeitura de Natal por recursos emergenciais para serem investidos na prevenção de desabamentos e outras tragédias que possam ser causadas pelo excesso de chuvas.

“A Prefeitura de Natal trabalha com planejamento. Queremos evitar o pior, investindo em prevenção e realizando obras nas áreas danificadas. Enviamos relatórios e o Governo Federal avaliou tecnicamente o nosso pleito. Vamos agora trabalhar pela liberação dos recursos”, destacou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que cumpre agenda administrativa em Brasília durante esta semana.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, com o reconhecimento do estado de emergência, a Prefeitura do Natal segue para a segunda fase. “Após o reconhecimento do estado de emergência, iremos elaborar o plano de trabalho para ser apresentado ao Governo Federal. Este plano será elaborado por uma equipe de técnicos em cima das maiores necessidades da cidade”, explicou o titular da Semdes.

Agenda incluiu reuniões no Sebrae e no Banco do Brasil

Na noite da última quarta-feira, a prefeita Micarla de Sousa se reuniu com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Eduardo Barretto, para discutir o apoio da instituição ao projeto da iniciativa privada desenvolvido, por meio do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O projeto visa a modernização da gestão tributária do Município, com reflexos na agilização dos licenciamentos e na formalização de novos negócios, bem como no aumento dos investimentos do Governo Municipal na economia local.

O diretor presidente do MBC, Erick Camarano, também se reuniu com a chefe do Executivo Municipal e garantiu a vinda do presidente nacional do MBC, Jorge Guerdal, a Natal no próximo dia 22 de agosto. Na ocasião, Guerdal terá uma audiência com Micarla de Sousa para conversar sobre o projeto de melhoria da gestão a exemplo do que foi feito nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ainda em Brasília, a prefeita se reuniu com o superintendente regional do programa de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Nogueira, para tratar do projeto ‘Água Brasil’, que visa construir a política de boa gestão de resíduos sólidos e que teve Natal como a única cidade do Nordeste escolhida para participar do programa. O projeto é desenvolvido pelo Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ong WWF-Brasil e Agência Nacional da Água (ANA) e que tem como principais eixos a conscientização ambiental, conservação de bacias hidrográficas e a implantação de projetos socioambientais, voltados para a coleta seletiva, reciclagem e consumo consciente.