Convênio beneficia instituições de Natal que abrigam idosos

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa e a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, assinam hoje, em solenidade marcada para as 11h no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, convênio com seis Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) sem fins lucrativos.

Em razão da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que aconteceu no último dia 18, o município se compromete a repassar, através de convênio com as ILPI’s, uma verba que varia de 8 a 14 mil reais mensais, de acordo com o porte da instituição, a ser empregada na contratação de recursos humanos qualificados.

Graças ao TAC e à assinatura de convênio, as instituições sem fins lucrativos do município e mais de 350 idosos serão beneficiados. Em contrapartida, as ILPI’s terão que reservar uma cota mínima para atender aos idosos encaminhados pela SEMTAS, além de aplicar corretamente os recursos e prestar contas trimestralmente à Prefeitura. O termo também determina que diretores e responsáveis técnicos pelas ILPI’s deverão participar de cursos de capacitação gerencial oferecidos pela Secretaria.

Outro ponto positivo, que deverá contribuir para melhoria dos serviços prestados pelas ILPI’s aos idosos, é a manutenção, através da SEMTAS, de uma equipe permanente de monitoramento e acompanhamento das atividades realizadas pelas instituições, desenvolvendo ainda estudos para criação de um documento que discipline a política municipal para abrigos na cidade.

Serão beneficiados pelo convênio os institutos: Lar da Vovozinha; Lar do Ancião Evangélico; Centro Sócio-Pastoral Nossa Senhora da Conceição - Espaço Solidário; Centro Integrado de Assistência Social da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do RN - Bom Samaritano, Casa de Idosos Jesus Misericordioso e Abrigo Instituto Juvino Barreto, todos sem fins lucrativos.

O evento contará também com a presença da Promotora de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência e dos Idosos, Dra. Iadya Gama, e da Presidente do
Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino.