Campanha quer prevenir queimaduras no período junino

Campanha quer prevenir  queimaduras no período junino
Crédito da imagem: Divulgação SMS

As queimaduras representam a quarta causa de morte e hospitalização por acidente, de crianças e adolescentes de até 14 anos, em todo Brasil. Cerca de 300 mil crianças se queimam anualmente no país. No RN, mais de mil pessoas, na maioria crianças, foram atendidas nas unidades de Saúde em 2008 vítimas de queimaduras. Durante os festejos juninos o número de vítimas que procuraram os serviços de saúde é ainda maior.

Diante da situação, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu promover uma campanha de conscientização e prevenção às queimaduras. Através de banners, spots, VTs e folhetos explicativos de como evitar os acidentes com fogo ou, quando isso ocorrer, quais as medidas de socorro imediato para que a população saiba como agir, a SMS pretende alertar os natalenses para os riscos de brincar com fogo, líquido aquecido, fogueiras ou fogos de artifícios como rojões, traques e bombas.

“Nossa propostas é chamar atenção para o problema e alertar pais e crianças para os riscos dos acidentes com queimaduras. Todos os dias pelo menos 50 vítimas entre zero e 14 anos se internam em hospitais públicos do país e infelizmente, em boa parte dos casos as queimaduras são marcas que ficam para sempre e as conseqüências podem ser muito graves, resultando em seqüelas físicas, emocionais, financeiras e sociais permanentes”, destaca a secretária de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio.

A campanha começa a ser veiculada a partir desta quinta-feira nos meios de comunicação. A Secretaria também preparou DVDs, folhetos e banners que serão distribuídos nas unidades de saúde e nas escolas municipais, para que professores e alunos também discutam o tema.

“Preparamos um material bem informativo de fácil assimilação para que todos, adultos e crianças possam utilizar”, explicou a Secretária.

Com o tema Brinque São João. Não brinque com fogo, os kits da campanha serão entregues para as escolas e unidades nesta sexta-feira (19), às 14 horas, na Escola Municipal Emília Ramos, Bairro Cidade Nova. A solenidade de entrega contará com a presença dos secretários Ana Tania e Elias Nunes (Educação) e da prefeita Micarla de Sousa, qu