População da Zona Norte recebe a primeira Academia da Terceira Idade da regi&atil

A população da zona Norte de Natal recebeu na noite desta quarta-feira (24), a primeira Academia da Terceira Idade (ATI) da região, localizada no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, entre a rua do Pião e avenida Guararapes, em Gramoré. A solenidade de entrega contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa, que ressaltou a importância deste equipamento urbano para os moradores.

“Estamos inaugurando a primeira ATI da zona Norte de nossa cidade, onde foram investidos cerca de R$ 20 mil, frutos dos impostos que vocês como cidadãos pagam. Aqui as pessoas da terceira idade terão uma fonte de saúde, com direito a acompanhamento de profissionais de Educação Física”, ressaltou Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, disse que sua pasta procura contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos natalenses. “Um dos frutos são as ATI´s, que não só os idosos, público preferencial, podem usufruir, mas toda população, sem esquecer de que devem se preocupar com a conservação dos aparelhos”, aconselhou João Bastos.

"Sempre fui sendentária, mas agora com a ATI, me organizarei para praticar atividades físicas, até para ter uma vida mais saudável", afirmou Francinete Queiroz, funcionária pública estadual, moradora do Gramoré, que aproveitou logo no primeiro dia para usar os equipamentos da ATI.

Valorização

“Vim aqui conhecer este trabalho voltado para valorização das pessoas da terceira idade. Precisamos cada vez mais apostar nos idosos”, afirmou a promotora de Defesa da Saúde do Idoso, Iadya Gama Maio.

A ATI do Gramoré é a terceira a ser entrega pela prefeita do Natal Micarla de Sousa. As pessoas que moram próximas as praças Augusto Leite no Tirol e Kalina Maia, em Lagoa Nova, já foram beneficiadas com este equipamento urbano, que segundo a chefe do executivo potiguar, contribuirá para diminuir os índices que apontam a capital natalense como a mais sedentária do Brasil.

Segundo João Bastos, a quarta ATI será entregue no próximo mês de julho e localiza-se na Praça Aluízio Alves, no bairro da Cidade da Esperança. “Até o final deste ano entregaremos 10 academias”, informou o titular da Semsur. As ATI´s são formadas por equipamentos de ginástica onde as pessoas usam para alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica.