SMS realiza caminhada de conscientização sobre o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na tarde desta terça-feira (25) a I Caminhada do Outubro Rosa, que teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, dentro da Campanha do Outubro Rosa, na qual a Prefeitura do Natal está engajada junto com diversas outras entidades da sociedade civil.

Um grupo de cerca de 500 pessoas, a maioria mulheres, partiu da Praça Pedro Velho (Praça Cívica) em Petrópolis, se encaminhado até a praça Augusto Severo, na Ribeira, onde foi realizado um show de encerramento com apresentação da cantora Thábata Medeiros.

A caminhada percorreu a rua Trairi, avenida Deodoro da Fonseca, rua João Pessoa, avenida Rio Branco, até chegar à praça Augusto Severo, na Ribeira, num percurso de cerca de 3 quilômetros, feito em uma hora, passando por lojas comerciais, paradas de ônibus, que estavam repletas de pessoas que ouviam as mensagens da campanha do Outubro Rosa em carro de som, ao mesmo tempo em que eram distribuídos panfletos educativos sobre o tema.

A titular da SMS, Maria do Perpétuo Socorro Lima de Nogueira, destacou a importância do evento para conscientização das pessoas. “Resolvemos sair de dentro das unidades de saúde e levar a mensagem da campanha para o meio da rua e ao mesmo tempo mostrar que não é só a mulher que tem câncer de mama, mas também os homens”, ressaltou a secretária Maria do Perpétuo.

Entre os participantes do evento, idosos participantes do grupo de caminhada do projeto Viver a Vida com mais saúde, realizado nas unidades de saúde do Vista Verde e Parque das Dunas, ambos na zona Norte, assim como em outros estabelecimentos de saúde da Prefeitura do Natal.

Participando do evento, a estudante de enfermagem Rosicléa de Assis Amaro que procurou contribuir com a campanha de conscientização. “Fiz questão de participar e mostrar às pessoas a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse a estudante Rosicléa.

A I Caminhada do Outubro Rosa foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Mulher (Semul). “Estamos aqui buscando de forma integrada realizar este trabalho, que também fará parte do primeiro Plano de Políticas Públicas para a mulher que estamos organizando, por conter questões ligadas à saúde da mulher”, informou a titular da Semul, Rosy de Sousa, que também participou da caminhada.

Mamografias

Para o próximo ano, segundo a titular da SMS, está previsto o aumento de 2 mil para 3 três exames de mamografias por mês, que detecta a existência do câncer de mama e que serão feitos em oito clínicas conveniadas com a Secretaria Municipal de Saúde.