Maternidade Leide Morais intensifica campanha de prevenção do câncer de mama

A abertura do Outubro Rosa no Hospital da Mulher e Maternidade Professor Leide Morais reuniu vários usuários e toda equipe de profissionais de saúde da unidade na manhã desta terça-feira (25). O objetivo da ação é conscientizar à população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Diretora do Departamento de Atenção Especializada Cristiana Leite Fernandes de Oliveira, que esteve representando a Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância da campanha de conscientização. “O Outubro Rosa mobiliza à população para a importância do diagnostico precoce do câncer de mama, com a prática do auto-exame e a realização de mamografia. Queremos também alertar que não só as mulheres podem ter câncer de mama, mas também os homens”, disse.

Durante esta semana a maternidade irá disponibilizar aos usuários, palestras sobre prevenção contra o câncer de mama, aleitamento materno, apresentação cultural, consultas ao mastologista e ultra-sonografia mamária para toda a população que desejar realizar os procedimentos.

“Estamos nesta semana intensificando alguns atendimentos para facilitar aos usuários a realização dos exames para diagnosticar o câncer de mama, já que possuímos o momógrafo, além disso, estaremos disponibilizando na sexta-feira (28) consultas ao mastologista e ultra-sonografia mamária para todos os servidores da unidade”, destacou a diretora da maternidade, Denise Aragão.

A usuária Chirley Laurentino Batista (31), moradora do bairro de Nossa Senhora da Apresentação na Zona Norte, comentou sobre o evento na maternidade. “Fiquei sabendo da ação na igreja do meu bairro e resolvi fazer a consulta ao mastologista, pois sempre é bom prevenir”, disse.

Outra moradora do bairro que resolveu participar da campanha foi à dona de casa, Joelma Rufis Cruz (36), que falou sobre a importância de prevenir o câncer de mama. “Já fiz o exame para detectar o câncer de mama há seis anos, e estou novamente aqui, porque tenho muito cuidado e medo de ter câncer de mama, pois conheço uma amiga que tem. Acho muito importante prevenir” afirmou.

Outro ponto da campanha do Outubro Rosa, é chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama nos homens. “O índice de câncer masculino é bem menor, mas o auto- exame se faz necessário para prevenir o quanto antes. Temos um caso de paciente no qual foi diagnosticado nódulos nas mamas pelo o toque e ele já está sendo tratado”, afirmou o diretor administrativo Niky Araújo.