Natal ganhará mais três unidades de saúde e um hospital até 2013

O segundo dia da oficina para elaboração da Programação Anual de Saúde (PAS), que esta sendo realizado no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), reúne cerca de 150 servidores das unidades de saúde, Distritos Sanitários entre outros segmentos para discutir as metas estabelecidas no PAS para 2012 e 2013.

De acordo com a secretária municipal de saúde Maria do Perpetuo Socorro Nogueira, a realização das oficinas é fundamental para que se possa atingir todas as diretrizes estabelecidas no PAS.

“O Plano Municipal de Saúde foi apresentado e aprovado este ano. Hoje estão reunidos aqui vários segmentos da rede municipal de saúde para discutir o que será colocado em prática em 2012, e de cada segmento serão definidos algumas ações para serem implantadas” destacou a titular.

Segundo a secretária municipal de saúde, algumas das ações que serão intensificadas em 2012 é a atenção a saúde da mulher, diminuindo a mortalidade feminina e a redução da mortalidade neonatal, melhorias na área de saúde bucal para diminuir a perda de números de dentes e cáries. Já na infra-estrutura serão construídos mais três unidades básicas de saúde e um hospital municipal.

“Esperamos construir mais três unidades de saúde, dando uma atenção especial à zona norte de Natal por apresentar carência nesta área, até 2013. Este é um momento importante onde os técnicos estão envolvidos desde ontem nas oficinas procurando achar caminhos para dar andamento no PAS para os próximos anos” afirmou a secretária Municipal de Saúde.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Graça Pessoa, os dois dias da oficina conseguiu reunir todos os setores da saúde municipal. “Tivemos uma boa participação dos vários setores da saúde, que junto conseguiram achar meios e ações para serem colocadas em práticas no próximo ano. Após essas oficinas ainda teremos dois momentos, um para finalizar o resultado encontrado nesses dois dias e outro para revisar e dar finalidade as ações com a participação de um pequeno grupo de pessoas de algumas áreas da saúde” destacou.

Ao final dos resultados encontrados será realizado um documento até dezembro de 2011, que ficará disponível no site da prefeitura informando sobre todas as ações que serão implantadas no decorrer dos próximos dois anos saúde.