Mais de 500 pessoas são qualificadas pela prefeitura para o mercado de trabalho


Mais de 500 pessoas são qualificadas pela prefeitura para o mercado de trabalho
Crédito da imagem: Rodrigo Sena

Aos 23 anos e desempregada, Danielle Barbosa de Melo passou dois meses participando do curso de Operadora de Microinformática para buscar uma colocação no mercado de trabalho. “Como não tinha uma formação ficava difícil arrumar emprego. Agora com esse curso acho que vai ficar mais fácil”, disse ela.

Danielle foi uma das 550 pessoas beneficiadas que receberam na manhã desta quinta-feira (1º), os certificados de participação nos 21 cursos do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho, desenvolvidos em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

O objetivo do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) foi o de oferecer qualificação profissional gratuita aos cidadãos maiores de 18 anos em situação de desemprego. A solenidade de entrega dos diplomas aconteceu no auditório do Complexo Cultural da Zona Norte.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou do encerramento dos cursos e entregou os certificados aos alunos. “Que bom que vocês optaram pelo futuro de vocês, que mesmo enfrentando dificuldades não desistiram dessa oportunidade. Espero também que vocês não parem por aqui, busque cada vez mais se qualificar. Mas hoje tenho certeza que vocês estão preparados para conquistar o lugar de vocês no mercado de trabalho”, declarou Micarla de Sousa.

De 19 setembro ao dia 20 de novembro foram realizados cursos de eletricista residencial/predial; pedreiro de alvenaria e revestimento em gesso; pintor predial; pedreiro predial; costura em malha; costura em tecido plano; mecânico de manutenção de maquinas de costura; panificação básica e pastelaria; secretariado informatizado; auxiliar de contabilidade informatizado; garçom; operador de telemarketing; atendente de farmácia/balconista; almoxarife; cuidador de idoso; montagem e manutenção de computadores; zelador; técnico de vendas; auxiliar administrativo; e Promotor em vendas.

As aulas que totalizaram 200 horas foram realizadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, por intermédio das executoras: Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), Núcleo do Desenvolvimento Social (NDS) e Associação Filantrópica Médica (AFIM).

A estudante Thaíssa Silvah, 21 anos, concluiu o curso de Auxiliar Administrativo e está confiante em conquistar o primeiro emprego. “Agradeço ter tido essa oportunidade, não só pelo conhecimento, mas pela chance que vou ter de conseguir um emprego. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e precisamos nos qualificar”, disse.

PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO
O Plano Nacional de Qualificação (PNQ) é formado pelos Planos Territoriais, os Projetos Especiais e os Planos Setoriais. O objetivo dos Planos Territoriais é atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade. Os Projetos Especiais, por sua vez, destinam-se ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de qualificação social e profissional e os Planos Setoriais buscam o atendimento de demandas emergenciais, estruturantes ou setorializadas de qualificação.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389