Samu discute unificação de atendimento pré-hospitalar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Natal) em parceria com o Metropolitano está realizando o I Congresso Norte- rio-grandense do Samu, de 06 a 09 de dezembro, das 8h00 às 18h00, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

“Vencendo Desafios e Superando Limites” é o tema do congresso, que reúne profissionais de áreas especializadas do Brasil, como Sérgio Martuchi (SP) e Antônio Oliveira (SP), entre outros.

“O congresso visa agregar e aprimorar conhecimentos para tentar uniformizar os protocolos de atendimentos em serviço pré–hospitalar”, destacou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente - NEP/SAMU/Natal, Renata Lima.

“O objetivo é atualizar e unificar o Atendimento Pré – Hospitalar ( APH), em todo o estado do Rio Grande do Norte”, explicou o coordenador do NEP/ SAMU/Metropolitano, Rodrigo Dantas.

Na manhã de quinta 8, contou com palestras sobre “Trauma Abdominal e Torácico” com o coordenador médico/Samu/Natal, Ariano José ; “Segurança do Paciente em APH”, com a enfermeira, Francis Solange e “Transplante de Órgãos: Importância do Transporte em APH”, com o enfermeiro do Samu/Natal.

À tarde continuou com palestras sobre “Paciente Fora de Possibilidades Terapêuticas: até quando investir?”, com o coordenador geral do Samu/Natal, Edilson Pinto e “Plano de Operação de Emergência com Múltiplas Vítimas: métodos de triagem”, com o coordenador do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca.

Nesta sexta-feira (9), o congresso segue com palestras e conferência das 8h00 até 15h00, no Centro de Convenções.

Encerrando as atividades, os Samu’s farão um "Simulado com Múltiplas Vitimas", tendo a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar entre outros parceiros.
O simulado será na tarde desta sexta-feira às 15h30, no SESI Clube que fica na Avenida Mor Gouveia, em frente à Ceasa.