SMS realiza I encontro Regional Norte- Nordeste de Supervisores Clínicos Institucionais em Sa

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em parceria com o Ministério da Saúde e o Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC), está realizando nos dias 08 e 09 de dezembro das 8h00 às 17h30, o I Encontro Regional Norte - Nordeste de Supervisores Clínicos Institucionais em Saúde Mental, no auditório de Enfermagem da UFRN.

Segundo a representante da equipe técnica de Saúde Mental da SMS, Vanessa Galvão, o evento é destinado a equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), supervisores em saúde mental e interessados no assunto.

“A finalidade do encontro é discutir a supervisão clínica institucional em saúde mental, junto aos supervisores clínicos com a intenção de trocar experiências sobre a prática”, destacou Vanessa.

O encontro que teve início na manhã de quinta-feira 8, contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Perpetuo Lima Nogueira, Coordenação Municipal de Saúde Mental, Coordenação Estadual de Saúde Mental e representante do Ministério da Saúde.

Na ocasião foram debatidas mesas sobre: A Prática da Supervisão – Qualificação do Cuidado e Projeto Terapêutico Institucional; Supervisão Clínico – Institucional: Dimensão Política da Prática; Grupos de trabalhos: como eu faço supervisão e apresentação dos grupos.

Nesta sexta-feira (09), acontecem mesas redondas debatendo os seguintes temas: Supervisão em Álcool e Drogas e A Prática da Supervisão – territorialidade e articulação de rede.

Além de serem abordadas as interfaces da supervisão com a gestão em saúde e seus modelos teóricos. Em consonância à nova portaria sobre a atenção básica, ainda haverá discussão sobre a prática e a atenção em saúde mental no território, debates e plenária final.