SMS realiza capacitação em Vigilância Epidemiológica dos Óbitos In

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) realizou nos dias 07 e 08 de dezembro, uma capacitação em Vigilância Epidemiológica dos Óbitos Infantis, no auditório da SMS, na rua Fabrício Pedroza , 915, Ladeira do Sol.

Segundo a coordenadora da capacitação, Maria Tereza, o evento teve o objetivo de “mostrar a importância do registro dos óbitos infantis e implementar a vigilância desses óbitos junto com os técnicos do Centro de Informação de Estratégia e Vigilância em Saúde do Município – CIEVS”.

Ainda de acordo com a coordenadora da capacitação, a taxa de mortalidade até 2010 era de 12,6 óbitos por 100 nascidos e em 2011 esse número vem diminuindo.

“Essa redução se dá por ações de saúde como ampliação da Estratégia da Saúde da Família, melhoras da Vigilância Epidemiológica, realizações de capacitações dos profissionais de saúde, imunizações, hidratação oral e do Programa de Crescimento e Desenvolvimento (CD)”, destacou.

O evento contou com a participação de técnicos da vigilância epidemiológica da SMS, médicos, enfermeiros, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), e representante do Ministério da Saúde.