Seis mil alunos da rede municipal de ensino formam-se no Proerd

Crédito da imagem: Frankie Marcone

Cerca de 6 mil estudantes de escolas públicas municipais de Natal, formaram-se na manhã deste sábado (17), na 19a edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento, que reuniu outros 6 mil alunos de escolas públicas estaduais, ocorreu no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal. Todos os concluintes participaram durante quatro meses, de aulas ministradas uma vez na semana por Policiais Militares.

Durante os encontros os estudantes recebem noções de como se prevenir contra às drogas, passam a conhecer as mais perigosas e principalmente como não dar o primeiro passo em direção ao perigoso caminho das drogas.

“É muito importante e salutar essa parceria da Prefeitura do Natal com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que coordena o Proerd e que temos todo o interesse em dar continuidade nas suas próximas edições. Esse trabalho contribui para saúde mental e moral destes jovens, preparando-os para o futuro como cidadãos responsáveis de seus direitos e deveres. Acima de tudo é um processo educacional que leva à conquista da cidadania”, definiu o secretário municipal de Educação (SME),Walter Fonseca.

EJA
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, informou que está desenvolvendo um projeto, similar ao Proerd, para alunos da rede municipal de ensino. “A ideia é que os integrantes da Guarda Municipal desenvolvam o trabalho junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estudam no período noturno”, afirmou.

A coordenadora do Proerd, major Margarida Brandão, informou que o programa já atua em 45 escolas públicas de 45 municípios do Rio Grande do Norte, num trabalho desenvolvido por 215 policiais militares. “Também realizamos este trabalho junto às famílias dos estudantes, com curso voltado para os pais, mostrando a eles a importância do diálogo constante na família sobre questões importantes como as drogas”, explicou a major Margarida.

Também compareceram ao evento a secretária adjunta da SME, Eliana Torres dos Santos, a chefe do setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental da SME, Catarina César de Araújo, a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, o titular da Sesed, Aldair da Rocha, o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva e ainda o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.