Prefeita determina ações de prevenção contra danos causados pelas chuvas

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, determinou na manhã desta segunda-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), que sejam desencadeadas ações de prevenção contra danos causados na cidade pelas chuvas de verão.

“O trabalho deve ser feito no sentido de que a população, principalmente que vive em áreas de risco, não sofra problemas por conta de desabamento de encostas, alagamentos de ruas, já ocorridas em outras ocasiões e que tantos prejuízos provocaram”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Antônio Araújo de Paiva, informou que no encontro a chefe do executivo municipal determinou que seja feita a prevenção com a limpeza de lagoas de captação de chuvas, desentupimento de galerias de águas pluviais, limpeza de encostas áreas de riscos, além de ações de conscientização juntos aos moradores.

O trabalho da limpeza será efetuado nas lagoas do Préa em Nova Descoberta, do Bum Bum no Alecrim, de São Conrado em Dix-sept Rosado, do Jiqui, do Santarém, do Jardim Primavera, do loteamento José Sarney.

Áreas de risco

As áreas consideradas de riscos na cidade que merecerão atenção deste trabalho de prevenção estão localizadas em Mãe Luiza, comunidade do Jacó, Cidade Nova, Nova Cidade, Passo da Pátria, nas quais os moradores ou vivem em áreas que podem sofrer desabamentos ou ainda alagamentos.

“A prefeita nos pediu que este trabalho comece imediatamente. As secretarias e órgãos envolvidos nestas ações irão fazer um levantamento do que será necessário usar de equipamentos e pessoal para iniciar as ações, que já deverão começar ainda esta semana, como, por exemplo, a distribuição de panfletos informando a população como se prevenir nestes casos”, informou o titular da Semdes, Carlos Paiva.

Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).