Escola de Ballet Roosevelt Pimenta remonta "O Quebra-Nozes" para o Natal em Natal

Crédito da imagem: Divulgação

A fantasia e magia típicas do romantismo europeu dão o tom maior em “O Quebra-Nozes”, espetáculo de fim de ano da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, que estreia nesta quinta-feira (22), às 20 horas, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis, dentro do Natal em Natal. Vinte e sete bailarinos do corpo de baile da Escola compõem o elenco de “O Quebra-Nozes”. O público ainda terá oportunidade de conferir o espetáculo no dia 23, também no mesmo horário.

Desafiar a lei da gravidade é o trabalho de todo bailarino. A dor de não poder chorar oriunda do esforço físico despendido se mistura à alegria de estar no palco. Conforme a diretora geral, Fátima Sena, os ensaios ocorrem há 15 dias na própria sede da Escola de Ballet, no prédio da Fundação Cultural Capitania das Artes.
Ela explicou que a versão integral do espetáculo estreou em 2010. Com o crescimento e a saída de crianças do corpo de baile, este ano “O Quebra-Nozes” é composto apenas por adolescentes. “É uma remontagem versão reduzida”, assinala a diretora. O espetáculo conta, ainda, com a direção artística de Charles Sales e Marx Bruno, iluminação de Ronaldo Costa e cenário e figurinos de Charles Sales baseado no original. A duração é de 45 minutos.

O Quebra-Nozes
Peça de balé clássico, “O Quebra-Nozes” foi inspirado em trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Ernest Theodor Amadeus Hoffmann, na interpretação francesa de Alexandre Dumas, sendo coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov e com música de Piotr Tchaikovsky. Estreou em palco no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, e consolidou o nome deste país como o centro mundial da dança clássica.

A mais tradicional obra natalina para balé conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmedido. Clara, a protagonista, gostava tanto do Quebra-Nozes que o pediu como presente de Natal ao seu padrinho. Em seguida, a menina experimenta-o e vê que ele sempre quebra as nozes sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia. Seu irmão Fritz, que tinha visto o funcionamento do brinquedo, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto. Então, o Quebra-Nozes, sendo usado grosseiramente por Fritz, acaba tendo um de seus braços quebrado.

Clara dorme e sonha que volta ao esconderijo onde havia colocado o Quebra-Nozes, mas encontra o salão repleto de ratazanas. A casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis havia árvores gigantescas.

Não foi só isso que mudou: o Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes. Jogando enormes sapatos até às ratazanas, os soldados vencem a batalha, e com isso o Rei das Ratazanas e seu exército fogem rapidamente.

O bosque se transforma numa estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se em príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha.

Desfecho
No segundo ato do espetáculo, Clara e o príncipe Quebra-Nozes despedem-se e seguem para o Reino dos Doces pelo Caminho da Limonada, onde pastéis de todos os reinos do mundo dançam com os dois.

Depois dessa fantasia, Clara acorda e percebe que tudo não passara de um sonho. Assim, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes.