Quebra-Nozes estreia dentro da programação do Natal em Natal

Crédito da imagem: José Aldenir

Um público atento se encantou na noite desta quinta-feira (22) com a estreia do espetáculo Quebra-Nozes, encenado no palco montado em frente ao ginásio do Palácio dos Esportes e Praça Pedro Velho (Praça Cívica) em Petrópolis. Um total de 27 bailarinos encenaram a obra, originária da Rússia, como parte da programação do Natal em Natal, que comemora o período natalino na cidade com uma série de eventos e produções.

O espetáculo, que voltará a ser encenado nesta sexta-feira (23), a partir das 20h, é uma montagem da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). A diretora do espetáculo, Fátima Sena, informou que o Quebra-Nozes é o espetáculo de fim de ano da escola e que já teve uma versão integral realizada em 2010 e chama atenção pelo rico e belo figurino dos bailarinos no palco. Ao final da apresentação o público aplaudiu de pé a produção.

“No ano passado, tínhamos crianças participando, mas agora o espetáculo é formado apenas por adolescentes, numa montagem reduzida”, explicou a diretora Fátima Sena. A produção, que tem duração de 45 minutos, conta, ainda, com a direção artística de Charles Sales e Marx Bruno, iluminação de Ronaldo Costa. Os cenários e figurinos, baseados na obra original russa, também estão a cargo de Charles Sales.

“Juntar no meio da rua as produções do balé clássico e popular (neste último caso se referindo ao espetáculo “Aos Mestres – Isto é Natal”, que homenagear os mestres responsáveis pelas principais danças folclóricas de Natal, encenado antes do Quebra Nozes), é uma forma de democratizar a cultura para o povo, independente de sua condição econômica ou social”, ressaltou a vice-presidente da Funcarte, Camila Cascudo, que acompanhou as apresentações de estreia dos espetáculos.

O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes é uma das mais conhecidas peças do balé clássico da história da dança mundial e se passa na casa de Clara, numa noite de natal. Foi montada pela primeira vez em 17 de dezembro de 1892, no teatro Mariinsky, na cidade de São Petersburgo, na Rússia e tem trilha sonora do compositor Pyotr Iluich Tchaikovsky. A obra conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana. A protagonista, Clara, gostava tanto da sua aparência que o pediu como presente de natal ao seu padrinho.

Num sonho, Clara volta ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas. O Quebra-Nozes de Clara agora é um soldado de carne e osso e que tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele, que vencem uma grande batalha com as ratazanas.

O bosque se transforma numa linda estufa de inverno e o Quebra-Nozes transforma-se num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha. Depois desse sonho tão mágico e fantástico, Clara acorda e percebe que havia sonhado, e fica triste por isso. Assim, vai se despedir do padrinho mago, que tinha ido para casa na companhia do sobrinho. Então, para surpresa de Clara, o tal sobrinho é na verdade o príncipe Quebra-Nozes.