Albergue Municipal será inaugurado nesta sexta-feira

A Prefeita do Natal, Micarla de Sousa e o secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges, inauguram nesta sexta-feira (23), às 17h, o Albergue Municipal José Augusto da Costa, localizado na rua Câmara Cascudo, 176 – Ribeira. Destinado aos moradores de rua, atenderá ainda pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, maiores de 18 e com idade inferior a 60 anos. “O Albergue foi instalado nas dependências do antigo Hotel Central (Prédio de propriedade da Prefeitura), localizado estrategicamente em uma região bem central da cidade”, declarou a secretária adjunta da assistência social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Verônica Dantas.

O Albergue será implantado nos moldes de uma acolhida temporária, apresentando a ideia do caráter transitório, mas também considerando a heterogeneidade desse segmento, assegurando o respeito à diversidade das condições de dependência. O Albergue que inicialmente atenderá 72 pessoas e será desenvolvido conforme os princípios da “Política Nacional para a População em Situação de Rua”.

Serão 19 quartos, sendo no máximo quatro pessoas em cada um, distribuídos em alas masculina e feminina. O horário de atendimento será das 17h às 9h do dia seguinte. E neste intervalo de tempo, os usuários serão encaminhados para cursos profissionalizantes, oficinas, seminários e palestras que serão oferecidos pela Semtas, para dar soluções de melhoria na qualidade de vida através da geração de emprego e renda, como elementos fundamentais para a saída das ruas. Quanto à questão nutricional, serão servidas duas refeições: jantar e café da manhã.

“O Serviço será uma referência para a população de rua para que estes possam receber os devidos encaminhamentos socioassistenciais e demais políticas públicas. Toda a equipe técnica que irá trabalhar no Projeto já foi selecionada. O serviço contribuirá para a construção de novos projetos de vida”, afirma o titular da pasta, Alcêdo Borges.

Na reforma da estrutura física do Hotel Central foram investidos recursos de R$ 127.535,24. Deste valor, R$ 11 mil investidos pela Prefeitura do Natal e o restante da contrapartida do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A Prefeitura do Natal investiu, ainda, R$ 155 mil para aquisição de material permanente, com móveis e equipamentos. O MDS, juntamente com o Executivo Municipal, também aplicará R$ 50 mil para manutenção mensal com pessoal, alimentação, água, luz e limpeza. Vale lembrar a importância da participação do Ministério nesse processo, pois é a primeira vez que o órgão federal investe em manutenção mensal, geralmente esse investimento é direcionado para o material permanente.

De acordo com a Pesquisa Nacional sobre População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, de agosto de 2007 à março de 2008, foram identificadas, em Natal, 223 pessoas em situação de rua. Dessas 83% era do sexo masculino e mais da metade, 55%, considerada adulta com faixa etária entre 25 e 44 anos.