Uso do asfalto ecológico em Natal torna prática a recuperação das vias p

Pneus velhos que são reciclados e usados como matéria prima para produção de asfalto. Essa é uma tecnologia prática e que contribui para conservação de um meio ambiente sustentável. São algumas das características encontradas no chamado asfalto ecológico, que está em uso de forma experimental em Natal.

Para conhecer melhor as características deste asfalto, a prefeita do Natal Micarla de Sousa, junto com o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Demétrio Torres, acompanhou, às 17 horas desta quarta-feira (8), o processo de recuperação de um buraco na avenida Presidente Sarmento, (avenida 4), por uma equipe da Semopi.

“Este asfalto ecológico é até 20% mais durável que o tradicional e é uma forma de trabalharmos a questão da sustentabilidade em nossa cidade. Um grande benefício é que agilizará muito os serviços da operação tapa buracos. A princípio estamos usando de forma experimental, mas a idéia é que seja até usado de forma definitiva nas vias da cidade”, afirmou a prefeita do Natal.

O processo se comprovou extremamente prático. Com apenas seis sacos de 25 quilos cada, dois homens, uma pá e uma vassoura, em cerca de 10 minutos o buraco de 80 centímetros de diâmetro foi fechado. Sua compactação foi feita pelos próprios veículos que trafegam na via.

“Tudo é feito de forma muito prática e dinâmica”, disse o titular da Semopi. Demétrio Torres informou que, além destas características, em relação ao asfalto tradicional, o ecológico não necessita de imprimação (pintura por cima) e é liberado imediatamente para o tráfego, além de ser auto adensável. “Nossa idéia é usar este tipo de asfalto em vários pontos da cidade”, afirmou Demétrio Torres.

O secretário informou ainda que foram comprados 1.100 sacos do asfalto ecológico e que destes já foram usados 300 em várias vias da cidade. Experiências como estás já estão em uso em cidades como Brasília (Distrito Federal) e Curitiba (Paraná). Outra grande vantagem é que o asfalto ecológico, diferentemente do tradicional, não proporciona o incômodo de grudar nos pneus dos carros.