O Ministério da Saúde, por meio da avaliação do Índice de Desempenho do SUS - IDSUS 2012, divulgou resultados positivos da Secretaria Municipal de Saúde em relação a cobertura de Saúde Bucal com destaque para o Município de Natal que atingiu o terceiro lugar no Brasil com (9,48), ficando atrás de Vitória com (9,87) e Florianópolis com (9,41).

Para a secretária municipal de saúde de Natal, Maria do Perpétuo do Socorro Lima Nogueira é uma grande satisfação trabalhar com profissionais comprometidos com a saúde da população. “É com grande satisfação que recebo esse resultado positivo, isso indica a qualidade e dedicação dos profissionais que trabalham na SMS”, destacou Perpétuo.

A coordenadora de Saúde Bucal do Município de Natal, Vera Maria Martins de Castro avalia que com a inserção do cirurgião dentista na Estratégia Saúde da Família - ESF em 2001.

“Com esse especialista nas equipes da ESF e com a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente, enfatizando as ações de promoção e prevenção e mudanças das práticas sanitárias, tendo uma odontologia mais comprometida não só com a superação das causas das doenças, como também colocando os profissionais em elementos de transformação e o indivíduo como co-responsável pela sua saúde e assim foram modificando as condições de saúde bucal da população para melhor”, diz Vera.

E adiantou, “Reportando-se ao último resultado da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SBBRASIL 2010, Natal apresentou um CPO (índice de dentes cariados, perdidos e obturados aos 12 anos, de 2,1 em relação a 2003 que foi de 2,8. É com satisfação que vejo esses resultados, visto que, uma simples mudança, no fazer dos profissionais, contribui com a melhora do perfil epidemiológico da saúde bucal no Brasil. Todos os profissionais que trabalham nessa área estão de parabéns, declarou Vera.

O IDSUS é uma ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de Saúde no país, cujos dados foram apresentados na última quinta-feira (01) em Brasília, pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Os critérios avaliados do desempenho de Saúde Bucal foram o número de equipes da Estratégia da Saúde da Família – ESF e o total de cirurgiões dentistas na Atenção Básica em relação à população.

Outro critério avaliado foi a proporção de pessoas que tiveram acesso a escovação dentária supervisionada/ orientada de um profissional de saúde bucal. Quanto maior o indicador, maior é o acesso a orientação para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.