O secretário municipal de Educação de Natal, José Walter da Fonseca, juntamente com a consultora do Ministério da Educação (Pró-Infância), Maria de Fátima Simas Malheiros e a equipe do “Programa Crer para Ver”, da Natura Cosméticos, visitaram na tarde desta sexta-feira (01), o Centro Municipal de Educação Infantil Fernanda Jales, localizado no Conjunto Cidade Satélite – Pitimbu. O CMEI participou do Projeto “Trilhas Natura”, que tem o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade da Educação Básica Pública do Brasil, fornecendo subsídios para o professor desenvolver em crianças de quatro a seis anos, competências e habilidades da leitura e escrita.
Na ocasião, o secretário Walter Fonseca, agradeceu a parceria da Natura com a SME e afirmou ser de extrema relevância na qualificação do trabalho que se desenvolve junto às crianças. “A parceria é um exemplo de que esforços conjuntos – instituições privadas e públicas – podem contribuir efetivamente para a melhoria da educação do nosso país”, disse.
A consultora do Ministério da Educação (Pró-Infância), Maria de Fátima Simas Malheiros, explicou que o objetivo da visita ao CMEI foi para conhecer como eles estão trabalhando a proposta pedagógica do Pró-Infância. “Vim conhecer como funciona os projetos do CMEI. Como é a organização das crianças e como estão num espaço que foi pensado exclusivamente para elas e para alegria delas. Também precisamos refletir o que os professores estão trazendo de suas experiências. O que estão pensando, promovendo. Para isso vim discutir com a equipe da SME como podemos trabalhar nesse novo espaço do ponto de vista pedagógico”, disse.
Os alunos do IV Nível do CMEI Fernanda Jales apresentaram uma contação de histórias e representaram a peça do Livro de Chapeuzinho Vermelho para os visitantes. A professora dos alunos do Nível IV, Joraida de Freitas dos Santos Felinto, disse que começou apresentando aos seus alunos os livros doados pela Natura e eles mesmos escolheram para trabalhar com o livro de Chapeuzinho Vermelho. “O desejo dos alunos em reproduzir o que leram é grande. Por isso, temos diversas atividades feitas por eles”, contou.
Segundo a coordenadora do projeto em Natal, Sirleide Silva de Oliveira Souza, que integra a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI – SME), o projeto atuou em 50 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com turmas nos níveis III e IV. “O “Trilhas Natura” beneficiou cerca de 300 profissionais, entre gestores, coordenadores e professores, com capacitação e distribuição do material didático. A formação contou com uma palestra e aulas presenciais envolvendo as temáticas: Trilhas de Jogos, Trilhas para abrir o apetite poético e Trilhas para ler e escrever textos, totalizando uma carga horária de 40h/a”, afirmou.