A cidade do Natal ganhou no final da tarde desta terça-feira (5), sua primeira Academia da 1ª Infância, entregue junto com a 21ª Academia da Terceira Idade (ATI) da capital potiguar, ambas instaladas no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. A instalação das academias é um trabalho desenvolvido numa parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur). Na ocasião, a chefe do Executivo Municipal, também assinou o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.
Estas duas solenidades foram realizadas no próprio Bosque das Mangueiras, que está servindo de palco para a Semana do Meio Ambiente Municipal desde a última segunda-feira (4) e que transcorre com diversas atividades alusivas ao tema até esta quinta-feira (7), quando ocorrerá um passeio ciclístico de encerramento da Semana.
A prefeita do Natal destacou o evento como importante para questão ambiental em Natal. “Dentro das ações desta Semana do Meio Ambiente, destaco as iniciativas em prol da melhora da qualidade da saúde da população com a instalação das academias da infância e terceira idade, que hoje entregamos aqui, além de sermos uma das primeiras cidades brasileira a criar um Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Iniciativa que apresentaremos durante a conferência mundial sobre o meio ambiente, a Rio + 20 (13 a 20 de julho deste ano no Rio de Janeiro – RJ), junto com a parceria com associações de catadores de materiais recicláveis para realizar o projeto de coleta seletiva em Natal”.
Investimentos
Responsável pela instalação das Academias Infantil e da Terceira Idade, a Semsur ofereceu a mão de obra, mas o projeto e recursos são da Semurb. O espaço foi também revitalizado com a recuperação da iluminação normal e cênica, realizando paisagismo e poda de árvores. Na execução desse trabalho, que inclui a instalação da ATI, o investimento foi de R$ 22 mil.
A Semurb realizou, ainda, a limpeza e elevação das copas das árvores. De acordo com os técnicos da secretaria, a ação ofereceu mais espaço e hoje mais de 300 pessoas caminham pela área. O trabalho continuou com a instalação de placas de informação com o nome de cada uma das espécies de árvores plantadas no Bosque das Mangueiras. No local, foi implantada uma mini-trilha para crianças, medidas para tornar o bosque ainda mais atrativo para população.
O titular da Semurb, Bosco Afonso, destacou a importância do evento dedicado ao meio ambiente, como também do Plano de Resíduos Sólidos e duas academias entregues. “São com ações como estas que Natal tem se colocado a frente de muitos municípios do Brasil quando o assunto é o meio ambiente. No entanto, é preciso criarmos uma cultura de desenvolver ações em prol do meio ambiente, não só durante a comemoração em uma semana, mas durante o ano, todos os dias”.
Plano
O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, assinado nesta terça-feira (5) pela prefeita Micarla de Sousa, tem o propósito de regulamentar e orientar, gestores e cidadãos, a entenderem a importância de definir uma destinação sustentável para o lixo produzido na capital potiguar.
É uma das prioridades da atual gestão municipal, que está sendo concretizada para auxiliar e incrementar projetos de desenvolvimento sustentável. “Principalmente nesse período em que nos preparamos para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. É fundamental para traçarmos um diagnóstico acerca da infraestrutura urbana”, destacou a chefe do Executivo Municipal.
Bosque das Mangueiras
Localizado em Lagoa Nova com uma área de 16.270 m², o Bosque das Mangueiras, que foi inaugurado no ano 2000, é considerado como uma das maiores áreas verdes em meio à zona Urbana de Natal. É um “Centro Municipal de Atividades Ambientais”, onde podem ser encontradas representações dos biomas Mata Atlântica, Tabuleiro Costeiro, Duna e Caatinga.