A Prefeitura do Natal promove o seminário “Indicadores socioeconômicos na gestão pública”, no próximo dia 15, a partir das 8h30, no auditório do CTGás. O evento marca o lançamento do “Anuário Natal 2011/2012”, livro organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e que apresenta à população informações atualizadas no campo técnico, estatístico e social da cidade do Natal.
O seminário contará na sua programação com três palestras, uma rodada de discussão e o lançamento do anuário. “Informação e o conhecimento na melhoria do planejamento e gestão urbana nas cidades: articulações com a pesquisa universitária e a tomada de decisões compartilhadas” é tema da intervenção de Alexsandro Ferreira Cardoso da Silva, doutor em Arquitetura e Urbanismo (com ênfase em Planejamento Urbano) e professor da UFRN.
A segunda palestra é do economista José Aldemir Freire, sobre “Crescimento demográfico e metropolização de Natal”. Ele integra o corpo técnico do IBGE e chefia a unidade estadual do Instituto. O terceiro momento do seminário se dará com Fernando Medeiros, engenheiro civil da Semurb e especialista em Cartografia Digital e Geoprocessamento. Ele integra a equipe que elaborou o “Anuário Natal 2011/2012” e fará “Breves Considerações” sobre o trabalho.
“Ao levantar e organizar as informações, considerando-se aspectos físicos, socioeconômico, culturais, históricos e (por que não dizer) sentimentais do nosso povo, este livro está prestando um relevante serviço à administração pública, além de proporcionar aos profissionais, pesquisadores, estudantes e cidadãos em geral uma fonte substancial de dados sobre Natal e Região Metropolitana”, considera a prefeita Micarla de Sousa na apresentação do anuário.
O secretário Bosco Afonso diz que “o conhecimento tem o poder de fortalecer em cada um de nós o senso de cidadania”. E que publicações como o Anuário contribuem para a conscientização de que as intervenções no meio ambiente “devem estar pautadas em um processo de sustentabilidade verdadeiramente eficaz”.
No texto de apresentação, a equipe técnica que elaborou o “Anuário Natal 2011/2012”, diz que além da atualização estatística e tecnológica das informações, o livro busca “fazer com que o leitor conheça mais a cidade, desde o seu aspecto social e humano até os seus dados técnicos e estatísticos”, bem como saciando a sua sede de história e cultura.