Micarla dá posse a secretários e cobra empenho da sua equipe


 Micarla dá posse a secretários e cobra empenho da sua equipe

"Vou cobrar dos secretários, porque o povo vai me cobrar", declarou Micarla de Sousa em solenidade de posse dos auxiliares de 1º escalão


Durante a solenidade de posse da sua equipe de secretários, a prefeita Micarla de Sousa disse que foi eleita pelo povo para fazer uma administração diferente. "Fui eleita de forma nada convencional", disse a prefeita, ao dar posse ao secretariado municipal, hoje, 2, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Micarla fez questão de frisar que a sua gestão será em consonância com o perfil do novo cidadão que a elegeu e exige resultados. "Não podemos continuar com a cabeça voltada para o século passado. Eu vou cobrar de vocês secretários, porque o povo vai me cobrar. Eu quero ser a prefeita de um novo tempo", ressaltou.

Ao falar para sua equipe de auxiliares, Micarla disse que foi uma grande responsabilidade a escolha dos nomes de seu secretariado. "Estamos em pleno século XXI e as soluções para resolver os graves problemas de nossa cidade devem ser desenvolvidas de acordo com as demandas atuais. Isso requer maior agilidade e eficiência nos serviços públicos, até porque o cidadão está mais exigente. Precisamos nos adequar a uma realidade onde a qualidade na prestação dos serviços seja prioridade", disse a prefeita de Natal.

Para seus auxiliares ela disse que estará vigilante e acima de tudo ao lado de cada um. "Não agirei como um coronel. Quero ser a prefeita de um novo tempo, junto com a minha equipe", lembrou Micarla.

Ainda durante seu discurso de improviso ela falou para cada um dos seus secretários de forma particular sobre suas pastas e o que precisam fazer para atuar nas principais demandas de serviços de Natal. Para o secretário de obras e viação, Demétrio Torres, disse que é urgente se atuar para resolver o problema das inundações na cidade. "Nosso diferencial será fazer uma cidade sustentável, com o meio ambiente saudável, aliado ao crescimento econômico. Kalazans, essa será sua grande meta", disse a prefeita ao novo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A prefeita disse que sua gestão atuará em vários pontos prioritários como a questão da saúde, a melhoria na educação e que aumentará a base de arrecadação, sem aumentar impostos. "No entanto, logo de início vamos fazer uma grande análise em todos os setores da prefeitura, até para saber com mais detalhes como está a organização da casa que recebemos. Entretanto, pretendemos fazer uma grande auditoria nas constas da gestão passada, além da reforma administrativa, da redução de gastos públicos", disse Micarla.

Falando em nome dos colegas secretários, o titular da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Previdência, Roberto Lima, pediu licença aos presentes para se dirigir à prefeita Micarla de Sousa. Citou o filósofo grego Aristóteles: "A coragem deve ser a primeira grande virtude", referindo-se à qualidade presente na prefeita eleita de Natal.

Melhoria da auto-estima será um dos focos

O secretário municipal de educação, empossado ontem, professor Elias Nunes, disse que uma das metas de sua gestão será melhorar a auto-estima de todos que fazem a educação em Natal. "Apesar de que só a partir da próxima segunda-feira (05/01) que vou tomar conhecimento de como está a realidade da secretaria, onde atuarei muito para melhorar a qualidade no ensino, com ênfase para o aumento da auto-estima de alunos, professores, pais e funcionários em relação a melhorias na qualidade do ensino que o poder público oferece", disse Elias Nunes.

Quanto à área da saúde, uma das prioridades na gestão, anunciado com grande destaque no discurso de posse de Micarla, o secretário Levi Jales disse que será proposto um comitê permanente de combate à dengue. "Faremos também um grande pacto com as entidades ligadas a pasta da saúde, onde discutiremos medidas de como sair da crise atual. Estudamos até a possibilidade de decretar estado de calamidade pública na saúde de Natal", disse Levi.

O titular da Semurb, Kalazans Bezerra, disse que neste primeiro momento está se inteirando da realidade de sua secretária. "A partir daí definiremos um plano de ação a ser posto em prática, visando melhora a prestação dos serviços para população. E como o meio ambiente é uma das prioridades da prefeita Micarla, isso só aumenta nossa responsabilidade, mas ao mesmo tempo nos deixa mais seguro em saber que teremos todo o apoio dela para desenvolver nosso trabalho. Precisamos planejar melhor a cidade, de forma a propiciar um crescimento com oportunidades para todos de maneira sustentável e com respeito ao meio ambiente", disse Kalazans.

"Serei o coordenador dos primeiros 100 dias de governo, onde teremos algumas prioridades como a questão da saúde. E como algumas medidas necessitam de aprovação da Câmara Municipal de Natal, a estaremos convocando extraordinariamente já na segunda semana deste mês de janeiro", disse João Faustino.

Dos 22 secretários que compõem a equipe da prefeita Micarla de Sousa, só não tomaram posse Bosco Afonso, da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Sérgio Leocádio – Secretaria de Defesa Social, Rosy Sousa – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Carlos Guedes – Secretaria de Tributação. Todos eles devem tomar posso nos próximos dias.

PERFIL DOS EMPOSSADOS

Os secretários empossados pela prefeita Micarla de Sousa são:

Francisco Soares de Lima Júnior – Secretaria Municipal de Comércio e Turismo
Graduado na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), com pós-graduação em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano (Cemuam), Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), curso de Planejamento Estratégico e Situacional, conferido pela Sudene, IPEA e Seplan da Presidência da República e curso de Planejamento em Turismo pela ESAD de Barcelona (Espanha), ministrado em Sauipe na Bahia, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Médico Levi Jales – Secretaria Municipal de Turismo
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com doutorado em Medicina pelo Centro de Ciências da Saúde (UFRN), residência médica em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e especialista em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA).

João Bastos – Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Graduado em Economia pela Universidade Potiguar (UnP), foi chefe do departamento da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), coordenador da Defesa Civil de Natal, coordenador da Subcoordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE/RN), gerente de Abastecimento Alimentar, presidente da CEASA e da Datanorte do Governo do Estado, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CONSEC), membro da ONG Companhia Terramar e representante da Câmara Comércio Nordeste Brasil/Argentina, além de Vogal da Junta Comercial do Estado. Foi um dos integrantes da equipe de transição.

Kelps Lima – Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU)
Graduado em Direito e especialista em Gestão Pública, ambos pela UFRN. Atua na área de Direito Administrativo e já foi chefe das coordenadorias jurídicas da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Foi um dos participantes da equipe de transição.

Kalazans Louzá Bezerra da Silva – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)
Graduado em Engenharia Civil pela UFRN, pós-graduado em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Federal da Paraíba e mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRN. É o atual superintendente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN) e vice-presidente do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam) e membro do Conselho Municipal de Saneamento Básico (Consab).

João Ananias – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Médico veterinário, graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Subcoordenador de Apoio às Comunidades Rurais – Governo Geraldo Melo, assessor parlamentar, oficial de gabinete no governo Garibaldi Filho, assessor parlamentar do deputado estadual Patrício Júnior, secretário estadual do Partido Progressista (PP).

Professor Elias Nunes – Secretaria Municipal de Educação
Graduado em Geografia pela UFRN, mestre em Geografia e doutor em Geociências pela Unesp. É professor da UFRN desde 1979. Foi coordenador do curso de Geografia da UFRN, vice-coordenador da pós-graduação e chefe do Departamento de Geografia, autor dos livros "O Meio Ambiente da Grande Natal" e "Geografia Física do Rio grande do Norte".

Demétrius Torres – Secretaria Municipal de Obras e Viação
Graduado em Engenharia Civil e Engenharia de Segurança pela UFRN, com especialização em Pavimentação pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Foi secretário municipal de Obras e diretor do Departamento Estadual de Rodagens, além de prestar consultoria para empresas da Construção Civil.

César Revoredo – Fundação de Cultura e Arte
Artista Plástico e graduado em Jornalismo na UFRN. Atua há 30 anos dedicado às artes plásticas e também contribuiu na elaboração do plano de governo da então candidata a prefeita de Natal, Micarla de Sousa.


Augusto Carlos Viveiros – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças
Coordenador de sua campanha eleitoral, Augusto Viveiros é graduado em Direito pela UFRN, procurador de Justiça, ex-deputado federal, consultor do BID, foi presidente do Instituto de Previdência do Estado, foi secretário da Fazenda do Estado.

Roberto Lima - Secretaria de Administração e Recursos Humanos e Previdência Graduado em Direito, mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp e Louvem, na Bélgica; já foi vice-diretor do CCHLA, da UFRN; diretor administrativo da Emproturn; chefe da Casa Civil do Estado, e um dos consultores para a criação da Central do Cidadão.


Fernando Resende - Secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura

Graduado em Administração de Empresas pela UFRN, foi coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Interior Justiça e Cidadania, consultor de Qualidade do Departamento Estadual de Transito do Detran, e atualmente era chefe de Gabinete do Tribunal Regional Federal, em Recife (PE).

Bruno Macedo – Procuradoria Geral do Município

Bacharel em Direito pela UnP, e especialista em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Assessor na Procuradoria Geral da República, em Brasília, entre 2002 e 2005.


Regina Mota – Controladoria Geral do Município

Graduada em Administração de Empresas pela UFRN, tem pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Orçamento pelo Ministério do Planejamento.

João Faustino - Secretaria de Articulação e Integração de Ações Governamentais
(FAZ PARTE DA REFORMA ADMINISTRATIVA)– já foi ministro da Secretaria Geral da República; ex-deputado federal; e atualmente era o secretário executivo do Gabinete Civil do Governo de São Paulo.

Jean Valério – Secretaria de Comunicação Social

Formado em Jornalismo pela UFRN; atuou em jornalismo na Bandeirantes Natal, nos jornais Correio da Tarde, Jornal de Hoje e JH PRIMEIRA EDIÇÃO, tendo ocupado funções de repórter, editor e diretor de redação, passando pelas editorias de cidades, economia e política. Coordenou trabalhos de assessoria de imprensa na área privada e pública e implantou projetos editoriais no Estado;

Diana Mota
Secretária Municipal de Habitação


Eugênio Bezerra – Secretário de Assuntos Parlamentares.

Eugênio Bezerra é jornalista formado pela UFRN e já atuou na equipe de jornalismo da TV Ponta Negra. Atualmente exercia o cargo de assessor da então deputada estadual Micarla de Sousa. Com a reforma administrativa sua pasta ganhará o nome de Secretaria de Assuntos Especiais.


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JEAN VALÉRIO – 8856 1662


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