Fórum da Saúde propõe parceria com a Prefeitura

Uma parceria visando a melhoria do Sistema Único de Saúde. Esta foi a proposta que o Fórum das Entidades de Saúde do RN (FESARN) apresentou na tarde desta quinta-feira (30), durante uma audiência com a prefeita Micarla de Sousa, com participação da secretária Ana Tania Lopes Sampaio.

O Fórum reúne 14 entidades que representam os profissionais que formam o SUS, entre os quais estão: médicos, enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, psicólogos e veterinários, biólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, educadores físicos, além de profissionais da Biomedicina, que estiveram no encontro de hoje com a prefeita.

Eles entregaram à chefe do executivo municipal um documento com o compromisso da FESARN com a saúde de Natal e destacaram algumas proposições que poderão ser desenvolvidas contando com apoio das entidades, como a expansão do Programa Saúde da família, discussão de projetos para o enfrentamento da questão da falta de pessoal, fortalecimento do trabalho de educação na SMS, estágios supervisionados, estudo para implantação de serviço civil voluntário, reorientação do ensino da saúde para desenvolvimento do SUS e a criação de um programa municipal de residência multiprofissional em saúde.

As medidas foram bem aceitas pelas gestoras que passam a contar com a FESARN como parceiras na luta pela melhoria da Saúde Pública em Natal.