A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está desenvolvendo uma série de ações que vão garantir a segurança no trânsito e a tranqüilidade dos natalenses e turistas durante toda temporada de veraneio na cidade e nas praias urbanas.

Ações integradas envolvendo os diversos departamentos da Semob (Educação, Engenharia, Fiscalização de Trânsito, Transporte) estão sendo executadas nas quatro regiões da cidade. O trabalho conta com o reforço também da Polícia Rodoviária Federal, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran?RN) e a Guarda Municipal.

Na área da engenharia de trânsito, a Prefeitura e o Governo do Estado pretendem concluir as mudanças no trânsito da rotatória da Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, imediações com a Ponte Newton Navarro.
Há quase duas semanas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Departamento Estadual de Trânsito vêm realizando intervenções no “trevo” da Estrada da Redinha para desafogar o tráfego na região. Desde então, o motorista que segue da zona Norte para o Centro da cidade via Ponte Newton Navarro não é mais obrigado a enfrentar 30 minutos de congestionamento para chegar ao seu destino.

Na Educação de Trânsito, estão sendo retomadas importantes campanhas como o respeito à faixa de pedestre e às vagas especiais nos estacionamentos públicos e privados, além de inserções teatrais nos bares conscientizando com dramatizações focando o tema “se beber, não dirija”.

Já o Departamento de Fiscalização do Trânsito monitora com os agentes de mobilidade os principais acessos as praias urbanas e regiões litorâneas da Grande Natal. O Trabalho conta com o apoio da Política Rodoviária Federal e o CPRE e visa cumprir as leis do Código Brasileiro de Trânsito, entre elas a mistura perigosa entre álcool e direção, além da orientação aos motoristas e pedestres sobre condições de vias, acessos e outras informações.

Com um efetivo inédito, a Semob e a Guarda Municipal irão atuar também na orla por meio de três frentes operacionais, sendo a primeira voltada para a segurança preventiva com rondas nos principais pontos de aglomerações; a segunda por meio da defesa civil com fiscalização e controle visando à ordem pública; e a terceira no combate a poluição sonora com base na lei municipal 6.246/2011 que proíbe os paredões de som.

Também está sendo executado o trabalho de fiscalização das ordens de serviços sobre cumprimento dos quadros de horários e veículos por linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros. A fiscalização acontece nos principais corredores viários da cidade e visa coibir irregularidades nas operações dos sistemas por ônibus e opcional.