A demanda reprimida por vagas no ensino infantil na rede municipal de ensino de Natal está sendo minimizada pela atual gestão que imprime sua marca na construção de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na capital. O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Educação, Justina Iva, assinaram nesta terça-feira (14), às 11h30, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, 13 contratos com o consórcio Concreto/PVC para a construção de igual número de Cmeis, no valor de R$ 15.738.646,68 milhões.

Serão erguidos cinco centros tipo B, que comportam até 240 alunos, com dois berçários e quatro salas de aula, e oito centros tipo C para 120 alunos cada, contendo um berçário e duas salas de aula. Os 13 centros propiciarão a abertura de 2.180 novas vagas. Onze centros serão construídos na zona Norte, um na zona Oeste e outro na zona Sul.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura do Natal e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio do Programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ao município, caberá a localização e a terraplanagem dos terrenos. A previsão de construção de cada Cmei é de quatro a sete meses.

“É uma solenidade simples, porém relevante. Sabemos o que a construção de 13 novos Cmeis representará para as crianças. Foi doloroso verificar que neste ano, por ocasião das matrículas, os pais levaram até colchões para pernoitar nas escolas”, registrou o chefe do executivo municipal. Conforme o prefeito, toda criança sem escola é criança sem futuro. Ele disse ainda que as famílias já despertaram para a importância da educação infantil. “Agora cabe ao poder público garantir esse direito”, ressaltou.

Na ocasião, Carlos Eduardo fez um rápido balanço da gestão na área de educação em 2013, destacando a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores, a atualização dos salários e a normalização da merenda escolar, incluindo as refeições dos professores. “No ano passado, investimos 27% na educação. Neste ano, vamos bater a meta dos 30%”, garantiu o gestor.

De acordo com a secretária Justina Iva, a Prefeitura está construindo mais cinco Centros Municipais de Educação Infantil neste primeiro semestre. “A demanda reprimida é muito alta. Entregamos três Cmeis em dezembro e temos mais cinco para serem construídos neste semestre, além dos 13 garantidos para o segundo semestre”, comemorou Justina Iva.

Atualmente, o município conta com 72 Cmeis, 19 escolas do Programa Pré-Escola Para Todos (PPEPT) e 13 escolas do ensino fundamental que oferecem ensino infantil. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Secretaria Municipal de Educação chamou mais 40 pedagogos concursados para assumirem as salas de aula nos Centros.