A fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou a limpeza de uma área verde pertencente ao Município, no bairro Pitimbú, durante essa quinta-feira (16).  O terreno de 1.677m² fica localizado entre as ruas Açaí e Azinheira, do local  foram retirados muito lixo e entulhos deixados por um bar que funcionava na área irregularmente.

Segundo o supervisor de Fiscalização e Controle de Licenças da Semurb que coordenou a ação, Gustavo Szilagyi, o proprietário já havia sido notificado anteriormente e o bar não estava mais em funcionamento. “Quando conversamos com ele, ficou acertado que ele removeria a estrutura para que depois nós limpássemos o terreno”, explica.

Contudo quando a fiscalização chegou ao local verificou que, apesar de a estrutura do bar ter sido desmontada, as telhas, tijolos, portões e grades do antigo estabelecimento – que ainda podem ser reutilizadas pelo dono - não haviam sido recolhidos.

O proprietário foi novamente notificado e agora terá até a próxima segunda-feira (20) para fazer a retirada. “Caso ele não recolha o material até o dia estipulado, a Prefeitura vai limpar a área e o que ainda estiver por lá vai ser considerado entulho comum”, pontua Szilagyi.

A ação faz parte da Operação Pitimbú, de caráter permanente, deflagrada no final de 2012, para recuperar as áreas verdes públicas do bairro ocupadas irregularmente por estabelecimentos comerciais, como bares e cigarreiras. Ainda durante a operação, uma lombada clandestina que o dono do estabelecimento havia construído na Rua Açaí foi retirada.

Gustavo Szilagyi  revela que mais duas ações da Operação Pitimbú estão programadas para a próxima semana, onde serão retiradas duas cigarreiras transformadas em bares.