O estádio que será palco dos quatro jogos de Natal na Copa do Mundo de futebol foi inaugurado oficialmente na tarde desta quarta-feira (22). A presidenta Dilma Rousseff cortou a faixa inaugural da Arena das Dunas em solenidade que contou com as participações do Prefeito Carlos Eduardo, da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário-geral da FIFA Jerome Valcke, além de ministros de Estado, senadores, deputados federais e várias autoridades. A chefe do executivo federal também foi ao gramado e deu o primeiro chute do novo estádio.

Dilma Rousseff elogiou a cidade de Natal, dizendo que ficou encantada com o que viu na cidade destacando que a capital potiguar agora tem um estádio de futebol à altura de sua beleza. A presidenta falou que a Arena das Dunas é um equipamento moderno, funcional, ambientalmente sustentável e econômico, já que o seu orçamento ficou 3% abaixo do preço inicial. Ela falou também que a nova Arena servirá como indutora do turismo potiguar, pois será palco de vários eventos como shows musicais, convenções empresariais e congressos estudantis. “Tenho certeza que a Arena das Dunas vai transformar a vida de Natal”.

A chefe do executivo federal falou que a escolha de Natal como cidade sede da Copa atraiu para a cidade vários investidores que enxergaram muito potencial econômico. Para absorver bem essa nova demanda de moradores e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs natalense a Prefeitura em parceria com o Governo Federal está realizando um conjunto de obras de mobilidade, cidadania e saneamento básico.

No campo da mobilidade urbana, destaca-se a construção do Complexo Viário de Natal, uma obra que vai modificar o aspecto urbano e de trânsito na região central da cidade, com a construção de seis túneis e dois viadutos, sendo um deles estaiado. Outra importante obra em execução na cidade é a criação do primeiro binário da cidade que será nas Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara. Esta obra já ultrapassou os 25% de execução. A padronização de mais de 50 km de calçadas pela cidade, além da construção de abrigos de ônibus e do plantio de mais de 4.000 árvores avançam a cada dia. Por último, está uma das intervenções mais importantes desse conjunto de obras, trata-se do Túnel de Macrodrenagem que vai acabar com 33 pontos de alagamentos da cidade. Todas essas obras estão dentro do cronograma estipulado e devem ser concluídas até maio deste ano.

O prefeito Carlos Eduardo deu às boas-vindas a presidenta e agradeceu os elogios direcionados a beleza e a gestão da cidade. Ele informou à presidenta que a Prefeitura do Natal está executando obras por toda a capital potiguar que ultrapassam R$ 1 bilhão de reais em investimentos. Carlos Eduardo disse que muitas dessas melhorias contam com a parceria do Governo Federal que confia e sabe que a administração municipal tem zelo e responsabilidade com a gerência de uma cidade tão importante como é Natal. “A cidade virou um grande canteiro de obras e vai se desenvolver ainda mais nos próximos anos”, disse.

Foram 29 meses ininterruptos de obras. Ao todo, trabalharam no estádio cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 10 mil a mais do que quando o Mundial deste ano for encerrado, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares. Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.