A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) retomou na manhã deste sábado (25), a Operação Nossa Cidade Mais Limpa na área que compreende o Complexo do 4º Centenário. Foram realizados serviços de varrição, pintura, capinação, recuperação de áreas pichadas e retirada de cartazes publicitários afixados de forma irregular. A ação foi realizada de forma conjunta entre a Urbana e as secretaria municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal (GMN). Ao todo, 70 funcionários trabalharam no local.

O Diretor-presidente da Companhia de Serviços Urbanos de Natal, Jonny Costa, acompanhou a execução dos serviços e destacou que o Programa Nossa Cidade Mais Saudável tem um caráter permanente e tem como principal objetivo manter os principais pontos da cidade limpos. Ele lembrou que essa é a terceira vez que a Companhia realiza a limpeza no Complexo Viário do 4º Centenário, visto que o local havia sido recuperado no inicio de 2013 e com as manifestações de junho passado os vândalos picharam e degradaram a região novamente. Para não desperdiçar o dinheiro público a direção da Companhia decidiu retomar a operação neste período.

Jonny Costa lembrou também que a medida, além de melhorar o aspecto visual e urbano da capital potiguar vai trazer ganhos econômicos para a cidade, vez que Natal recebe milhares de turistas anualmente e esses visitantes irão observar que o município está sendo bem cuidado e se sentirá estimulado a voltar e aproveitar as belezas natalenses. “O foco principal é a recuperação das áreas e beneficiar os moradores das regiões próximas, mas essa ação é um fator importante na valorização do turismo local”, disse Jonny.

A Urbana atuou em duas frentes de trabalho neste sábado. O viaduto da Praia do Forte também foi palco de uma ação semelhante. Jonny revelou que na medida em que os trabalhos terminarem as melhorias serão levadas a outros pontos de Natal. No plano de trabalho elaborado pela diretoria de operações da Companhia estão previstos serviços nos túneis de acesso e saída da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Viaduto de Ponta Negra e Viaduto da Urbana.

O trabalho da Companhia Serviços Urbanos de Natal na tentativa de manter a cidade livre de lixões será reforçado com campanhas educativas e instalação de ecopontos, que irão receber metralhas, restos de poda e móveis velhos que são descartados pela população. De acordo com informações do presidente a cidade terá em 2014, 15 novos ecopontos instalados em todas as regiões de Natal.

Na parte de conscientização da população, está sendo elaborada uma grande campanha educativa com a produção de folders, cartilhas e gibis que serão distribuídos nas escolas municipais e comunidades para mostrar ao cidadão a importância de se viver em um ambiente limpo e saudável. Outra noticia importante trazida por Jonny Costa é que a Urbana já disponibiliza o serviço “Alô Limpeza”. O cidadão pode ligar para o número 3232-9999 e solicitar a coleta dos resíduos.