A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) oficializou um convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a fim de solidificar ações sócio-ambientais. A equipe do Ibama irá se unir à Guarda Municipal na fiscalização de crimes ambientais e fortalecer as Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’s) da capital.

O convênio foi assinado pelo  titular da Semdes, Sérgio Leocádio, e o superintendente substituto do Ibama, Luiz Eduardo Bonilha, na manhã desta quinta-feira (12). Além deles, estiveram presentes no ato de assinatura o adjunto da Semdes, José Agmar Davim; o comandante da Guarda Municipal, João Giderlan, o comandante do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, Geraldo Maia; e o chefe da divisão de controle ambiental e fiscalização do Ibama, Frederico Fonseca.

“É muito importante à materialização de nossas ações junto ao Ibama, pois além da troca de experiências entre os guardas municipais e os fiscais, estamos consolidando a interação do Município de Natal com os órgãos públicos federias”, destacou Sérgio Leocádio.

Natal possui dez Zonas de Proteção Ambiental, mas atualmente somente três delas contam com fiscalização. Segundo Geraldo Maia, “a equipe do Ibama irá entrar com o tombamento dessas áreas e caberá à Guarda Municipal a fiscalização”.

Veículo novo

Fortalecendo a estrutura da Guarda Municipal, o secretário Sergio Leocádio entregou ao Grupamento Ambiental as chaves de um novo veículo para otimizar a fiscalização.

O buggy, modelo BRM, foi confiscado em uma atuação da Polícia Federal em 2007. O veículo foi entregue por doação da Justiça Federal à Semdes.