A secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo retirou durante a manhã deste sábado (16) 50 blocos de concreto dos principais cruzamentos das avenidas da cidade entre os bairros de Lagoa Nova, Tirol e Petrópolis. Os blocos estavam servindo como suporte para afixação de cartazes de publicidade irregular.

Durante todo o final de semana a secretaria pretende retirar 200 blocos coibindo a propaganda ilegal através do uso de cartazes. A equipe de fiscalização está nas ruas com o apoio de dois caminhões equipados com guinchos para fazer a retirada. A ação vai percorrer toda a cidade.

A medida foi tomada pela Semurb depois de averiguar que os infratores elegeram os blocos de concreto como principal meio da propaganda e também era o local de mais reincidência. Os infratores passavam a recolocar os cartazes depois que eram retirados pelos fiscais da secretaria. Desde que o programa Publicidade Legal entrou em vigor, em agosto do ano passado, já foram retirados das ruas de Natal milhares de cartazes afixados de forma irregular.

“Além de deixar a cidade poluída os cartazes também ofereciam perigo para o trânsito pois tirava a atenção dos motoristas. Decidimos acabar de vez com esta pratica retirando os blocos que não tinham utilidade prática nas ruas da cidade”, disse o secretário Kalazans Bezerra. Ainda segundo o secretário, “Eliminada por completo a possibilidade de poluição visual estamos contribuindo para o propósito maior que é transformar Natal na capital mais limpa do país”, concluiu.

Na próxima semana a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo envia ao Ministério Público uma lista com os nomes dos autuados. O Ministério Público deve move uma ação civil contra os reincidentes que também devem pagar multa.

A retirada do material faz parte das ações da Operação Verão da Gente desenvolvida pela Prefeitura de Natal em parceria com todas as secretarias municipais. Uma equipe de educadores ambientais da Semurb está percorrendo, durante todas as sextas, sábados e domingos até o final de fevereiro, as praias da cidade entregando sacolas ecológicas de uso em veículos.

Os ambientalistas também realizam o trabalho de conscientização entre os banhistas e turistas sobre a importância de manter a praia limpa. A ONG Mandala Viva recolheu, somente na manhã deste sábado, cinco sacos de lixo das areias da Praia da Redinha. O trabalho foi feito por 12 pessoas entre participantes da ONG e escoteiros.

“È uma atitude pioneira entre a ONG e a Prefeitura. Ficamos honrados com o convite da Semurb e vamos intensificar nossa ação de limpeza no próximo final de semana contando com mais voluntários”, revelou Dayvson Marques, presidente da Organização.