A operação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para retirada de uma cerca irregular que ocupa parte da Rua dos Cometas, no bairro do Planalto, na Zona Oeste da capital, será concluída na próxima segunda-feira (25).

A decisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) quando foi assinado um termo de compromisso entre a Semurb, o proprietário do terreno e membros dos Conselhos Comunitários dos bairros Planalto e Guarapes para que a remoção seja realizada numa ação conjunta entre a secretaria e o responsável pela granja onde a cerca foi afixada.

Durante a visita ao local os técnicos da Semurb realizaram a definição dos limites da área invadida para poder iniciar, na próxima segunda-feira (25), a retirada da cerca e instalar os novos piquetes no lugar correto. O cercamento de 275 m de madeira de arame farpado invade aproximadamente 18m da rua, atualmente com 7m de extensão, e impede a realização de obras de drenagem, pavimentação e acessibilidade ao bairro dos Guarapes onde residem atualmente cerca de 3 mil moradores.

Um abaixo assinado foi entregue pelos moradores a Semurb e ao Ministério Público, em novembro de 2009 solicitando a remoção. De acordo com o membro do Conselho Comunitário de Guarapes, Marcilio de Oliveira, a Rua do Cometas é a principal via de ligação entre o Planalto e Guarapes e está impedindo o início de obras importantes para a comunidade.

“Existe um projeto da Prefeitura de Natal que prevê a drenagem e pavimentação da rua, mas está paralisado em virtude dessa ocupação. Além disso, a linha Oeste bairros que vai melhorar o sistema de transporte coletivo na região, não pode ser implantada sem a conclusão da obra”, explica.

Segundo o técnico fiscal urbanístico da Semurb que coordenou a operação, Rana Santos, os técnicos do setor de georefenciamento da secretaria irão acompanhar a operação para orientar o proprietário da granja na instalação da nova cerca com os limites corretos e maquinas da secretaria municipal de Obras Públicas (Semopi) irão realizar a limpeza no local, obstruído por entulhos. “A limpeza será realizada para facilitar o desmonte da cerca e o proprietário assumiu o compromisso de retirá-la simultaneamente a essa operação”, disse ele.

O proprietário da granja e responsável pela instalação da cerca foi notificado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo para apresentar a documentação referente a titularidade da área.

´A Semurb dará continuidade ao trabalho iniciado no ano passado de realizar a desocupação de espaços públicos visando à implantação de avenidas e equipamentos comunitários para beneficio da população conforme compromisso assumido pela prefeita Micarla de Sousa”, disse o secretário Kalazans Bezerra.