Um total de 11 famílias da comunidade do Maruim irão ganhar novas residências até meados deste mês de fevereiro, no bairro das Quintas. O grupo é o primeiro do total de 245 famílias que vão ser removidas do local. O anúncio foi feita na tarde desta terça-feira (02) pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que visitou o local para levar informações sobre o projeto de remoção da comunidade.

Os beneficiados fazem parte das 155 famílias, ou 684 pessoas, que foram contempladas pela primeira fase do projeto de remoção do Maruim e muitas delas vivem no local há mais de 50 anos. A maioria sobrevivendo da pesca, como é o caso da família de Francisca Maria da Silva. “São oito pessoas que moram comigo e que agora ganharão uma vida melhor com a saída daqui do Maruim”, aponta a moradora, que nasceu na comunidade há 51 anos.

O início das remoções foi ressaltado pela secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Diana Mota: “São os próprios moradores, que junto com nossas equipes, escolhem os novos locais de moradia”, informou.

Caixa Econômica Federal

O gerente regional da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Jorge Gurgel, também participou da visita à comunidade. Segundo ele, o papel do banco é promover todos os trâmites necessários, sendo o braço do Ministério das Cidades que viabiliza os recursos junto à população. “Fazemos toda parte de avaliação dos imóveis, como também a liberação do dinheiro”, informou.

As demais famílias desta primeira etapa serão transferidas para residências nos bairros de Felipe Camarão, Bairro Nordeste, Igapó, Cidade Nova e Redinha, totalizando R$ 3,7 milhões em recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo R$ 201 mil de contrapartida da Prefeitura do Natal.
A segunda e última etapa da remoção abrangerá 90 famílias, que devem ser beneficiadas até o final deste ano. “Já temos, inclusive, recursos de R$ 12 milhões, alocados do Governo Federal para finalizar toda a remoção da comunidade do Maruim”, informou a prefeita Micarla de Sousa. Ela apontou que para esta segunda etapa a Prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 350 mil.

A chefe do Executivo municipal natalense declarou ainda que o maior benefício para as pessoas é que elas serão removidas para áreas com infraestrutura básica, como abastecimento de água e energia elétrica, ligação de esgotos, saneamento básico, o que antes muitas não possuíam, pois viviam em condições precárias. “Nosso objetivo com isso é proporcionar uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas de nossa cidade”, resumiu.

Codern

O diretor presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes, enfatizou que a remoção do Maruim trará grandes benefícios para cidade, pois a área atualmente ocupada pela comunidade dará lugar à ampliação do Porto de Natal, possibilitando uma maior estocagem de contêineres e a vinda de navios de maior porte. “O que em consequência beneficiará toda a cidade, pois proporcionará a vinda de um maior número de produtos pelo mar, que tem um custo de frete bem mais barato, fazendo o preço final dos produtos ficar menor para os consumidores”, explicou Emerson Fernandes.