A comunidade do Parque dos Coqueiros, na zona Norte de Natal, ganhou na tarde desta quarta-feira (03), mais uma escola municipal. Com a inauguração da Escola Municipal Professor José Melquíades de Macedo, 1.200 alunos serão beneficiados a partir do próximo dia 18 de fevereiro, quando o ano letivo se inicia. A diretora do estabelecimento de ensino, Jeanne Maciel, disse que a escola foi criada em abril do ano passado e estava em reforma. “Nosso objetivo é atender a demanda de estudantes do Parque dos Coqueiros”.

Um dos destaques da escola é que será a primeira a ter um gabinete odontológico entre as escolas públicas municipais de Natal. “Isso porque a antiga escola privada que funcionava neste local anteriormente já tinha este equipamento médico”, destacou Jeanne Maciel.

A prefeita do Natal Micarla de Sousa destacou sua felicidade com a entrega desta escola. “Estou muito feliz, pois mesmo diante de todas as nossas dificuldades financeiras com a redução de repasse de recursos, conseguimos inaugurar esta escola. Fácil não é. No entanto não é impossível vencer as adversidades”, ressaltou a prefeita do Natal.

A chefe do executivo municipal natalense disse que a escola terá toda energia do bem do professor José Melquíades, o homenageado com o nome da escola. “Acredito que só através da educação é que conseguimos transformar a sociedade e as pessoas para melhor. É por isso que damos uma atenção especial para esta área, como, por exemplo, ter investido 30,23% de nosso orçamento em 2009 para educação, bem acima do que é estipulado pela Constituição Federal, dado 4,5% de aumento para os professores da rede municipal de ensino, aumentado de 4 mil para 10 mil crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), entre outras ações”, destacou a prefeita.

Na ocasião, a prefeita do Natal também anunciou que a comunidade do Parque dos Coqueiros será beneficiada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O titular da SME, Elias Nunes, disse que a Escola Municipal José Melquíades Macedo, é um exemplo do tipo de estabelecimento de ensino que a atual administração deseja implantar na cidade. “Nosso objetivo será sempre oferecer uma educação de qualidade para toda cidade, com uma infraestrutura digna para que todos os estudantes obtenham o melhor conhecimento possível”, ressaltou o secretário

Para reforma da Escola Municipal Professor José Melquíades de Macedo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu R$ 150 mil, em uma estrutura que atenderá alunos de 8 a 14 anos de idade, do 4º ao 7º ano. O local conta ainda com primeiro andar, pátio grande, sala ventilada, dois banheiros novos, passado por revisão na cobertura, pintura geral, instalação de grades, nova cozinha, parque infantil, portas e janelas novas, forro em PVC e piso de cerâmica.

O homenageado

O homenageado com o nome da escola, o professor José Melquíades de Macedo dedicou mais de 40 anos de sua vida a educação. Segundo sua filha, Marise Macedo, que compareceu a solenidade de inauguração, seu pai tinha uma grande paixão pela educação. “O grande prazer dele era ensinar. Ele chegou a deixar a carreira de advogado, do qual era formado, para ir para sala de aula, tendo passado por escolas privadas, municipais, estaduais, pela Universidade Federal do RN (UFRN), pela então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), atual Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN (IFERN)”. Estiveram presentes ainda na solenidade, a viúva do homenageado, Giselda Macedo, além dos demais filhos, netos e bisnetos.