Parte dos leitos particulares contratados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no final do ano passado já estão disponíveis para população de Natal. A informação foi repassada pela secretária Ana Tânia Sampaio nesta quarta-feira (03), durante reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público, Samus, Conselho Regional de Medicina, diretoria e médicos do Hospital Walfredo Gurgel. Convocada pela Promotora da Saúde, Iara Pinheiro, a reunião teve como objetivo chamar a responsabilidade de cada profissional envolvido no funcionamento da unidade hospitalar para que evitem a internação de pacientes nos corredores.

Das 50 vagas para atendimento em clínica médica, 20 já estão à disposição dos usuários do SUS. Com isso, o município faz sua parte para desafogar os corredores do Walfredo Gurgel. A expectativa é que os leitos restantes, que dependem de uma reorganização do hospital contratado, sejam liberados em breve. A titular da SMS reafirmou a parceira que com a Secretaria Estadual de Saúde para a mudança na realidade do hospital. “Temos que somar, contribuir para que essa situação se reverta. Porém, é preciso que fique claro que a responsabilidade é de todos os municípios do Estado. Natal hoje ainda recebe toda alta e média complexidade, mesmo as outras prefeituras recebendo verbas para investimento em atenção básica. O que Natal puder fazer, o que for nossa obrigação, será feito! Até o final de 2010, as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) serão entregues, que desafogará bastante e só serão encaminhados para Walfredo os casos de alta-complexidade”, afirmou.

Dos cerca de 600 atendimentos mês do HWG, apenas 30% são de pacientes de Natal. Desses, 3% chegam via Samu Natal. Com a compra de novos leitos e a conclusão das UPAs, o município faz sua parte no esforço de manter os corredores do Walfredo sem macas. O secretário estadual, George Antunes, sugeriu a criação de um grupo de trabalho para a melhoria do sistema de atendimento. Para ele, esse processo já está avançado e atendendo as exigências do Ministério Público. No próximo dia 19, às 9 horas o grupo de trabalho se reunirá na sede da Sesap para apresentar as propostas.