A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta manhã (04), no Caps i, da Zona Leste, o ensaio geral para o bloco de carnaval da saúde mental, Loko Motiva.

A idéia foi realizar uma oficina integrativa com a participação de usuários, familiares e técnicos para a realização de confecção de máscaras e fantasias para o dia da festa.

O bloco Loko Motiva se propõe a circular usuário e familiares nos espaços sócio culturais da cidade. “Levar alegria e resgatar a folia que existe em cada um nas ruas da cidade, é antes de tudo, a possibilidade dessas pessoas contracenarem com a sociedade, revivendo os antigos carnavais”, destaca a coordenadora de saúde mental – Valéria Negreiros.

A Reforma Psiquiátrica busca a construção de uma nova lógica de acolhimento e de cuidados no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). “É dessa forma que a sociedade entende que é possível todos transitarem juntos, comungando as mesmas datas, eventos, calçadas, cidades, tristezas e alegrias, fantasias e felicidades”, explica Valéria Negreiros.

O Bloco Loko Motiva, foi criado em 2001, tendo edições posteriores em 2002 e 2003, onde abriu o carnaval da cidade com dois mil e quinhentos foliões. Este ano, após sete anos de interrupção, o bloco volta a sair às ruas na sua quarta edição, se propondo o retomar um processo histórico de inclusão social dos usuários dos serviços de saúde mental.

O bloco está previsto para sair na próxima quinta-feira (11), às 15 horas, com concentração no Caps i, da Zona Leste.

Programação:
Data: 11 de fevereiro de 2010
Horário: de 15:00 às 17:30h.
Concentração: CAPS ad Leste
Rua Monsenhor Severiano, nº 443

Percurso: Saindo do CAPS ad, entra na Av. Prudente de Morais, segue na Rua. Potengi, retorna na Avenida Campos Sales seguindo até a Rua. Mossoró, voltando pela própria Campos Sales para o pátio do Colégio Atheneu.