A mostra itinerante “Natal Cidade Memória” que está sendo exibida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Centro da cidade, termina nesta sexta-feira (05). A exposição que objetiva reproduzir a memória da cidade através da fotografia, volta a ser aberta ao público, nos dias 09 e 10 de fevereiro durante a Semana Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure).

A mostra é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido pela equipe técnica da Semurb para a elaboração do livro Natal Cidade Memória, que será lançado ainda este mês. As 80 imagens de um total de 300 fotos são uma seleção de fotografias que compõem a exposição “Natal Cidade Memória”.

De acordo com o secretario adjunto de Informação, Planejamento Urbanístico e Ambiental da secretaria, Carlos da Hora, o acervo da mostra esta sendo ampliado devido à grande procura. “A mostra Natal Cidade Memória foi muito bem aceita pelo público e o calendário de exposições para 2010 já está fechado, daí a necessidade de ampliar o número de fotografias e painéis, com isso poderemos realizar mostras simultâneas”, diz.

Por meio dessa seleção de fotografias o visitante pode traçar um paralelo entre a Natal do passado e do presente, resgatando as transformações na paisagem urbana e natural da cidade ao longo do tempo. Além disso, é possível perceber quais foram as transformações ocorridas no local fotografado, já que as imagens atuais buscam reproduzir a foto antiga do local em vários aspectos, inclusive com o mesmo ângulo.

Para o Diretor do Departamento de Informação Pesquisa e Estatística da Semurb, Fernando Medeiros, o diferencial da exposição é a utilização de fotografias da cidade pouco conhecidas, que prendem a atenção e despertam a curiosidade nas pessoas.