”Quem Cuida se Cuida. Use Camisinha” é o tema da campanha do Carnaval 2010 que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e o Programa Municipal DST/ HIV/AIDS vem realizando no período pré-carnavalesco e durante toda a programação oficial do carnaval, prevenindo a população em diversos pontos da cidade.

Durante o período serão disponibilizados preservativos masculinos, leques, porta camisinhas, panfletos e sacolas para lixo de carro, nas prévias carnavalescas, nos bailes e nos circuitos carnavalescos (Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Redinha, Alecrim e Ponta Negra).

A campanha distribuirá 250 mil preservativos e conta ainda com as abordagens realizadas pelos profissionais de saúde e as parcerias das ONGs (Apolos, Grupo Afirmação Homossexual - GAL/RN, ASPRORN, LINCA, CADESC, Timbiras Brincantes, GAMI, Cidadães Positivas, CAAPVC, e Astra), totalizando cerca de 70 pessoas envolvidas atuando como multiplicadores e educadores.

“A campanha 2010 reforça a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais”, afirma a secretária Ana Tânia, destacando que o uso correto e sistemático da camisinha nas relações sexuais apresenta uma efetividade na prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, sendo recomendado inclusive como método contraceptivo, evitando a gravidez indesejada e não planejada.

Já o presidente da Associação Potiguar Pela Livre Orientação Sexual - Apolos, Wilson Dantas, disse que a campanha do Carnaval 2010 é uma continuidade da campanha do Carnatal 2009 e do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que foi lançada em dezembro passado.

Seguindo as orientações e diretrizes nacionais de prioridades para o enfrentamento da epidemia do HIV/AIDS no Nordeste, om Programa Municipal DST/AIDS realizará nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Praia da Redinha, campanha de Mobilização de Acesso ao Diagnóstico de HIV/ SÍFILIS, disponibilizando uma Unidade Móvel de Saúde (ônibus), instalada nas proximidades da Igreja de Pedra para realização de exames, coleta com resultados sendo entregues em uma semana nas unidades Básicas de Saúde.

Dicas de prevenção para um ter um carnaval consciente:

Caso você tenha algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, procure os serviços da Rede Básica de Saúde; evite situações de risco, como abusar de drogas e bebidas alcoólicas; prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e apresentem a marca do Inmetro; não reutilize as camisinhas; procure a Rede Básica de Saúde caso queira fazer o teste HIV e outras DSTs e por último use sempre camisinha em todas as relações sexuais.