O pagamento do 1/3 de férias dos professores da rede municipal de Natal será realizado nessa sexta-feira, 12. A garantia foi dada pelo secretário Elias Nunes. A remuneração das férias dos docentes será feita através de folha extra. As aulas da rede municipal terão início no próximo dia 18, quinta-feira após o carnaval. O secretário informou também que na folha de pagamento de fevereiro, mais precisamente no próximo dia 26, será paga a carga suplementar referente aos meses de agosto e setembro de 2009 e em março os valores relativos a outubro, novembro e dezembro. No mês passado a SME pagou a carga extra de aula referente a maio, junho e julho.

Os professores que têm direito à carga suplementar são aqueles que assumem as disciplinas em substituição aos colegas que se encontram de licença. As aulas da rede municipal de ensino. “A prefeita se empenhou para que o pagamento das férias ficasse garantido antes do início do ano letivo”, disse o secretário.

Ampliação da Rede

Essa semana o professor Elias Nunes assintou contrato para a construção de um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI), que deverá estar pronto até o final desse ano para que no início do ano letivo de 2011 a escola esteja aberta à comunidade. O CMEI será construído no loteamento Rio Mar, em Pajuçara, Zona Norte de Natal, região que detém a maior demanda reprimida, conforme levantamento realizado pela SME. Irá contar com cinco salas de aula, dois berçários, área externa de lazer, cozinha, banheiros adaptados conforme normas do MEC e a capacidade é de atender a cerca de 150 alunos por turno.

O valor investido será de R$ 1.194.081,07 e a empresa ganhadora da licitação, aberta em 2008, foi a Enpec – Empresa Nacional de Projetos Engenharia e Construção LTDA, sediada em João Pessoa, que estava representada no ato da assinatura do contrato pelo empresário Rubens de Medeiros. Em um ano de gestão, foram entregues 22 CMEIs nas quatro regiões de Natal, totalmente reformados e atendendo o padrão exigido pelo MEC. Eles atendem cerca de 8 mil alunos, de 0 a 5 anos e representando um investimento em reforma e ampliação de aproximadamente R$ 2 milhões.

A previsão é que mais seis unidades sejam construídas, com recursos da ordem de R$ 8 milhões, já assegurados através de convênio assinado pelo secretário em Brasília, no final de 2009. Cada unidade irá receber 250 crianças e a previsão é de instalação no Guarapes, dois no Pitimbu, três em Nordelândia e um no Potengi.