O Conselho Municipal de Saúde(CMS) de Natal já escolheu a lista tríplice que será encaminhada pela Secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia à prefeita de Natal, Micarla de Sousa para a escolha do ouvidor geral do Sistema Único de Saúde (SUS). Compõe a lista as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Miranice Nunes Crives, primeira colocada com 11 votos, Lúcia de Fátima Azevedo, segunda colocada com 9 votos, e Francisca Vieira do Nascimento, terceira colocada com 7 votos.

A escolha foi realizada durante a plenária extraordinário do Conselho Municipal realizada nesta quinta 11 de março, às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os candidatos foram sabatinados pelos conselheiros e eleitos em votação aberta.

Dos 16 candidatos inscritos, dois desistiram e apenas onze compareceram a sessão plenária. A expectativa do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Medeiros, é que a prefeita do Natal escolha a primeira da lista

Para formação da lista tríplice para a escolha do Ouvidor Geral do SUS, o CMS se baseou nos critérios da Lei nº 6.019 de dezembro/2009, que define que para exercer a função, o candidato deverá estar em pleno gozo de seus direitos políticos; ter nível superior completo; possuir reputação ilibada; ter experiência comprovada de no mínimo três anos na área da saúde pública e ter no mínimo 35 anos de idade.

Entre os objetivos da Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde do Município do Natal, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, estão garantir a proteção, a defesa e a melhoria da qualidade de atendimento ao usuário dos serviços públicos de saúde; exercer o papel principal de dialogar com população, buscando atendê-la em suas manifestações para efetivação dos seus princípios e diretrizes, constituindo-se um canal articulador entre o gestor e o controle social, tendo como estratégia a gestão participativa e o exercício da cidadania.