As secretárias municipal de Turismo, Christiane Alecrim, e de Educação, professora Justina Iva, se reuniram na manhã desta quarta-feira (25) para discutir a integração das ações educativas das duas secretarias e da Semurb. O ponto principal da reunião foi o projeto “Nossa Orla” que, em sua programação, oferece a oficina “Natal Cidade Turística” para alunos de escolas municipais. Também participaram da reunião, a secretária sdjunta de Administração Pedagógica da SME, Judineide Domingos; o assessor técnico da SETUR, Franscisco Maximiniano Bezerra; e o coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Michel Vieira. O objetivo do encontro foi para discutir a integração das ações educativas da SETUR, SME e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

A secretária Christiane Alecrim pediu que houvesse uma maior integração da SME para melhor oferecer esse programa para os estudantes. “Através da integração com a Secretaria de Educação, podemos fazer um melhor planejamento para que os alunos tenham um melhor entendimento de como funciona o turismo na nossa cidade”.

A Secretária Justina Iva disse que “é importante fazer com que os pais e a família dos alunos se envolvam nessas oficinas”. Ela ainda comentou que será possível motivar a educação dos adultos e isso contribuiria com a formação dos filhos.

“Para os alunos das universidades esse programa é interessante pois dá um choque de realidade neles. O graduando terá que fazer a promoção do seu curso para aqueles alunos. Neste sentido, é necessário ter muito amor pelo curso que faz”, observou o Coordenador do Curso de Turismo da UFRN, Michel Vieira. Ele lembra do antigo projeto “Turismo nas escolas” e cita-o como modelo, para que “os encontros na escola sejam em um turno e no outro, o aluno tenha experiência como turista”.

A Secretária Adjunta de Administração Pedagógica da SME, Judineide Domingos, disse que a reunião “Foi importante pois conseguimos congregar várias secretarias e instituições de ensino superior para que possamos desenvolver esse trabalho bastante articulado em relação ao turismo, educação ambiental, educação histórico-cultural da nossa cidade e que os alunos, de fato, explorem a nossa cidade. Conheçam a economia da nossa cidade que é baseada na questão do turismo também. Saímos daqui com um agendamento de reuniões e de um traço do caminho percorrido do trabalho que a gente vai desenvolver durante o ano de 2018”.