O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, no último final de semana, mais uma ação de castração animal. No domingo (28), 102 gatos machos passaram pelo procedimento, que é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de bichos, o que consequentemente ajuda a diminuir a quantidade de animais que podem transmitir doenças, até mesmo para humanos.

Essa foi a segunda ação do tipo por parte do CCZ no ano e as castrações serão continuadas no decorrer do ano. Para selecionar os animais que serão esterilizados, o Zoonoses escolhe os tutores que estão cadastrados em um sistema disponibilizado pelo órgão no ano passado, voltado para pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no CRMV.

Em 2018, um total 122 gatos machos passaram pelo procedimento, sendo 47 em abril, 28 em outubro e outros 47 no último final de semana. Antes de serem levados para a cirurgia, os animais passam por uma criteriosa triagem para garantir que os bichos estão saudáveis o suficiente para serem atendidos.

A castração é feita através e uma parceria entre SMS, Conselho Regional de Medicina Veterinária, e voluntário da Universidade Potiguar.

Triagem: 12 de junho; 21 de agosto; 23 de outubro; 11 de dezembro

Castração: 16 de junho; 25 de agosto; 27 de outubro; 15 de dezembro