Com pagamentos atrasados em decorrência da mudança da instituição responsável por suas contratações e os consequentes trâmites burocráticos do novo contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os estagiários da rede municipal de educação receberam a garantia de solução da situação nesta quinta-feira (09).

A Secretaria Municipal de Educação, através da titular do órgão, professora Cristina Diniz Barreto de Paiva, e secretários-adjuntos, garantiu à comitiva representativa dos aprendizes que os pagamentos serão efetuados nas próximas horas, visto que a prefeitura já depositou o dinheiro no Banco do Brasil e a empresa, em contato com a gestão, informou que fará os depósitos nas contas dos bolsistas de imediato.

A confirmação da liberação das bolsas foi acompanhada de esclarecimentos da gestão para essa situação. Na audiência, foi explicado que tais questões burocráticas causaram os atrasos dos meses de março e abril, mesmo com a disponibilidade dos recursos municipais para o pagamento das bolsas. Também foi explanado que os encaminhamentos já vinham sendo discutidos há dias e a SME tentava, junto ao CIEE e demais orgãos municipais, a celeridade para os pagamentos.

“Passamos os últimos dias trabalhando com foco nessa demanda dos estagiários, porque sabemos da importância do pagamento dessas bolsas, que muitos de vocês usam para pagar suas faculdades. Queremos que vocês entendam que a prefeitura não tem nenhuma culpa nesse atraso, visto que os recursos estão disponíveis há mais de 15 dias. A Secretaria ressalta que os estagiários são importantes para nós e precisamos trabalhar juntos”, obsevou a secretária Cristina Diniz.

A gestora orientou, ainda, que o grupo de bolsistas criasse uma comissão representativa para manter um diálogo permanente com o órgão, no sentido de otimizar as resoluções de suas pautas. Bem recebida pelos universitários, a ação também encaminhou que nos próximos dias haverá nova audiência com representantes da SME para a discussão de outras demandas, ocasião que deverá contar com representante da empresa responsável pelos contratos (CIEE).

Uma das bolsistas representantes, Roberta Amanda Batista, fez um balanço positivo da audiência. “A reunião foi muito satisfatória. Nós conseguimos obter alguns resultados. Ainda faltam algumas pautas, mas conseguimos marcar outro encontro, futuramente, para discutir todas as pautas que queremos abordar”.