O Setor de Educação Ambiental da Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo (SEA/Semurb) ofereceu aos servidores, terceirizados e estagiários da pasta , na manhã desta quarta-feira (26), uma mini capacitação sobre o uso adequado do sistema de esgotamento sanitário, em conjunto com a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern). O curso ocorreu no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

A capacitação visa à conscientização a cerca dos problemas derivados da falta de esgotamento sanitário, assim como sobre o uso sustentável do sistema. Explicando como ele funciona, mostrado o histórico do esgotamento no Município e como está o andamento das obras de ampliação. Cartilhas didáticas trazendo curiosidades sobre os benefícios de um esgoto bem cuidado, e mostrando como fazer a conexão correta do esgoto privado a rede pública também foram fornecidas.

Segundo a Técnica Social da Caern, Terezinha Tomaz, a capacitação dos servidores é fundamental uma vez que permite torna-los propagadores de informações corretas sobre o sistema de esgotamento sanitário. "Ao mostrarmos as consequências do uso indevido da rede de esgoto, os conscientizamos sobre os estragos causados tanto ao meio ambiente, como aos próprios centros urbanos, tais como enchentes no período de chuvas e poluição da rede fluvial do município" explica.

Informações como não usar o vaso sanitário como lixo; não jogar óleo na rede de esgotos; manter a caixa de gordura limpa; não lançar água de chuva na rede de esgotos e manter o sistema das casa funcionando corretamente compõem o alerta dos técnicos aos participantes.

Para o Chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Daniel Henrique, a capacitação é fundamental para que os servidores da pasta possam compartilhar essas informações junto ao público. "Temos de buscar meios para conscientizar a população sobre os danos ambientais provocados pelo uso incorreto da rede de esgotamento sanitário, quando capacitamos nossos servidores, estamos estendo o número de difusores a cerca do tema, o município só tem a ganhar com isso" informa Henrique.

A rede de esgotamento sanitário também foi assunto presente na Semana de Meio Ambiente de 2019, palestras voltadas para o público infantil trouxe, de forma lúdica, os mesmo conteúdos apresentados hoje ao servidores da Semurb.