A Escola Municipal Professor Celestino Pimentel promoveu na sexta-feira (06/09), o lançamento de um informativo periódico que relata a experiência com a turma do 4º Ano “A” do turno matutino, que participa do programa “Se Liga”. A edição do “Informativo Celestino Pimentel” tem quatro páginas com informações sobre todo o progresso dos alunos, como a superação das dificuldades, aprendizagem da leitura e escrita, incluindo um texto coletivo e um desenho a partir da história de um dos livros que faz parte da coleção do programa Se Liga.

A ideia foi da professora Nadja Lira, que também é jornalista. Ela conta que recebeu no início do ano uma turma inserida no programa “Se Liga” que apresentava um déficit de aprendizagem e essa distorção de conhecimentos levou a gestão da unidade de ensino a procurar auxílio na Secretaria Municipal de Educação (SME). “A princípio, fiquei muito apreensiva, pois jamais havia alfabetizado crianças. A experiencia tem sido muito exitosa, principalmente porque conto com o apoio da SME, que disponibilizou todo o treinamento, material e auxílio da assessoria pedagógica do “Se Liga”. Ela destacou ainda os resultados da metodologia aplicada em sala de aula. “O programa é maravilhoso e a minha turma está se saindo muito bem. Tenho certeza que o resultado final vai ser de aproximadamente 96% a 98% de aproveitamento”.

O lançamento do informativo na sala de vídeo contou com uma aula sobre jornal. A turma conheceu como funciona e quais os tipos de jornais, periodicidade, funções na redação, orientação técnica dos formatos, colunas, capas e a impressão gráfica. A professora Nadja disse que a ideia do jornal surgiu, porque precisava de alguma proposta que estimulasse a aprendizagem dos alunos e o informativo mostrou os avanços que os alunos conseguiram nos estudos.

O aluno José Isaque participou das atividades e tem um desenho publicado no jornal. “Eu fiz um autorretrato com meus dados sobre família, idade e outras coisas”. Já a aluna Iasmim Silva fez um texto com receita de comidas e também uma poesia. "Um dos textos que fiz foi uma poesia sobre a família”.

A assessora pedagógica Sayonara Fernandes da Silva, que é mediadora do programa “Se Liga” na escola participou da atividade e explicou que a turma com 32 alunos, inicialmente tinha apenas 10 alfabetizados, e por isso, ocorreu uma intervenção na sala para melhorar o processo de alfabetização das crianças. "A proposta era que o jornal fosse um suporte para ancorar os vários gêneros textuais", explica.

“Esse primeiro jornal foi composto para contar a história da evolução da turma, mas tem a ideia de continuar fazendo outros periodicamente com a participação dos alunos. Tem também uma proposta de ir conhecer um jornal para que eles conheçam o funcionamento e o trabalho dos jornalistas. É uma intenção ampliar esse projeto para a escola inteira transformando o processo de aprendizagem de todos os alunos”, destacou Sayonara Silva.