No mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza diversas atividades em suas unidades com o intuito de esclarecer a população sobre os riscos da doença. Na última sexta-feira (20), foi a vez da Unidade de Saúde do Vale Dourado receber em seu anexo as ações da iniciativa “Setembro Dourado”, que contou com palestras esclarecendo a população presente sobre o diagnóstico precoce, formas de detecção e tratamento da doença. 

 

Em meio a atividades recreativas e lúdicas a população presente contou com uma palestra do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC), que levou a coordenadora Nathy Passos para falar um pouco mais sobre os sinais de alerta que podem indicar a presença da doença, como palidez, dor óssea e hematomas. 

 

Jonathan Chianca, agente administrativo do anexo da Unidade de Saúde do Vale Dourado, ressalta a importância de eventos como esse serem levados à população. “O câncer infantojuvenil consegue dar alguns sinais, que se o pai e mãe souber, conseguir ver esses sinais, conseguem detectar rapidamente e tratar”.  

 

Além das crianças presentes, o evento contou com uma boa adesão de mães e pais, que se informaram um pouco mais sobre os cuidados com a saúde dos pequenos. Jussara Cosmo, moradora da localidade, que elogiou a iniciativa da unidade, “Tá todo mundo aqui sendo atendido, participando das palestras, fora as brincadeiras que as crianças estão unindo o útil ao agradável, estão brincando, mas também estão se conscientizando das doenças”.  

 

A descoberta precoce é de fundamental importância para o início do tratamento, “A gente está aqui pra dar esse apoio e fazer com que essa população tenha um atendimento melhor junto ao SUS”, finaliza Jonathan, que reafirma a intenção da unidade em promover mais ações como essas em prol da saúde da população.